O racismo foi por muito tempo naturalizado na sociedade e, muitas vezes, o debate sobre esse tema causa constrangimento porque provoca nas pessoas a necessidade de refletir sobre suas ações. Atualmente, é perceptível a necessidade de enfrentar o racismo em diversos setores da sociedade brasileira e é papel da escola abordar o tema. Por isso, na manhã da última quinta-feira (23), uma parceria entre o Colégio Anchieta, o Projeto Grêmio O Clube de Todos e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, realizou um debate sobre racismo com os alunos do 8º Ano. O evento fez parte de uma série de atividades relacionadas ao mês da Consciência Negra.

O Coordenador do Projeto Grêmio O Clube de Todos, Juliano Ferrer, falou sobre a necessidade de todos se posicionarem contra o racismo e outras formas de preconceito, algo que vem ajudando a implementar com o Projeto Clube de Todos. “O Grêmio vem há alguns anos implementando um projeto dentro da sua estrutura, envolvendo todos os departamentos, não só o departamento de marketing e comunicação, mas o jurídico e outros tantos, para que o clube seja um vetor,  um caminho para a que a gente traga para a sociedade a inclusão, a não discriminação, a não violência contra as mulheres, a não homofobia, e através do tamanho desse clube a gente consiga conscientizar a nosso população que precisamos viver em harmonia”, explicou Ferrer.

O Mestre Guto, integrante do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, abordou junto aos estudantes temas como o racismo no futebol, o racismo recreativo e o racismo reverso, entre outros, provocando os jovens a pensar sobre o assunto. “Oportunidades como essa são muito importantes na educação antirracista, na educação nas relações humanas, onde as pessoas possam ter comportamentos muito mais saudáveis, transformando também a sociedade fora da escola. Essa atividade vai fazer com que os alunos repliquem no seu ambiente familiar e ajudem o país a crescer coletivamente”, falou o Mestre Guto, que além mestre de Capoeira, é Coordenador do Ponto de Cultura Africanamente e Mestrando em Educação pela UFRGS.

O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, encerrou a atividade trazendo um pouco da história dos 120 anos do clube e de importantes personalidades negras que fizeram parte da história do Grêmio. “O autor do hino tricolor, Lupicínio Rodrigues, nossa estrela Everaldo, único gaúcho campeão do mundo em 1970, Tarciso, o jogador que mais vestiu a camisa do Grêmio, Marianita, uma das precursoras do futebol feminino no Clube e que há 40 anos iniciou o movimento contra o preconceito sobre a categoria, são alguns exemplos do quanto o Grêmio idolatra e luta por suas três cores”, ressaltou o mandatário.

O professor Clóvis Lasta, Orientador Religioso, Espiritual e de Pastoral do 8º Ano, explicou que o evento faz parte da proposta pedagógica do Colégio Anchieta. “A palestra sobre racismo, organizada pelo Grêmio o Clube de Todos, foi sequência dos projetos já trabalhados pela escola: Projeto Relações Humanas, que trata do convívio saudável e prevenção ao comportamento violento e bullying, e PBI, Planejamento Bilíngue Integrado, que abordou vários temas, inclusive o racismo. Esta parceria com o Grêmio confirmou o trabalho que tem sido feito e pode aprofundar as discussões”, salientou Lasta.

Também estiveram presentes no evento o Diretor Acadêmico Dario Schneider, a Orientadora de Convivência Escolar Cristina Kremer, a Orientadora Pedagógica Adriane Caldas, a Orientadora Educacional Patrícia Dutra e o Coordenador da Unidade de Ensino Fundamental II e Ensino Médio Cleiton Gretzler.