A manhã do último sábado do mês de agosto, dia 27, foi especial. Neste dia aconteceu a 9ª edição do Projeto Família Anchietana Solidária, na qual alunos, familiares e colaboradores reuniram-se em prol das instituições assistidas pelo Colégio. Indo além das doações físicas, que em 2022 arrecadaram mais de mil cestas básicas, a atividade tem como grande missão estimular as famílias ao voluntariado.

O encontro, que iniciou na Igreja da Ressurreição e se desdobrou em visitas e atividades de integração com a comunidade de 12 instituições, reuniu um total de 540 pessoas da comunidade anchietana. As instituições visitadas foram as seguintes: Comunidade Indígena Guarani, Negrinho do Pastoreio, Abrigo JP II, Obra Social Imaculado Coração de Maria I (OSICOM), Amparo Santa Cruz, Escola de Educação Infantil Pé de Pilão, Lar São José, João Paulo II, Santa Luiza, Fé e Alegria, Amparo Santa Cruz/Lar de São Francisco, Planeta Mágico e Serviço Jesuíta aos Migrantes e Refugiados (SJMR).

A mobilização foi realizada pela já tradicional parceria entre Colégio Anchieta e Associação de Pais e Mestres (APM), mas também contou com apoio direto de grupos como Grêmio Estudantil Anchieta (GEA), Espaço Magis Anchieta, Escoteiros e Associação dos Antigos Alunos (4A). “Foi extremamente gratificante ver o engajamento das famílias, depois de um longo período de afastamento”, conta Chris Fontana, Presidente da Associação de Pais e Mestres (APM).

Enquanto projeto, o Voluntariado do Colégio já é visto em projetos como o Apadrinhamento e nas próprias campanhas solidárias ao longo do ano. Assim, converge esforços com o Projeto Família Anchietana Solidária. “São estratégias que vão fomentando a solidariedade, permitindo o engajamento de todos os públicos de nossa comunidade”, conta Marcio Longhi, Coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral (SOREP). Nesse sentido, a presença das famílias é essencial no processo, afinal, “o que o aluno vive no Colégio é refletido pela e na família gerando um maior engajamento nas ações, alinhando processos e convergindo esforços”, completa Marcio.

Indo ao encontro da missão da educação de excelência do Colégio, inspirada nos valores cristãos e inacianos, a vivência de novas realidades, diferentes das quais estamos inseridos dentro da sociedade, é fundamental para a formação de um novo olhar frente às situações da comunidade global. No Projeto Família Anchietana Solidária, a doação de tempo, experiência e amor ao próximo é mútua, impactando a formação dos estudantes e dos demais grupos como cidadãos.