O dia 29 de junho foi marcante para a trajetória acadêmica de um grupo de anchietanos da 1ª Série. Os estudantes da disciplina eletiva “Música e Neurociência”, que integra o currículo do Novo Ensino Médio, apresentaram seus Projetos de Pesquisa para uma banca composta por três pesquisadores.

O encontro foi realizado no Anfiteatro do Instituto do Cérebro RS (InsCer) e teve por objetivo aproximar os jovens da realidade acadêmica ao colocá-los em contato com a leitura de artigos científicos, com a escrita e com a formatação de um trabalho acadêmico, desde sua pergunta de pesquisa até sua defesa.

Ao longo do semestre, a eletiva de “Música e Neurociência” desenvolveu os conceitos básicos do processamento neural, focando nos diversos tipos de memória e na sua relação com o fenômeno sonoro da música. Por meio de atividades práticas de percepção auditiva, apreciação musical, criação, improvisação, sensibilização e fazeres musicais diversos, os discentes puderam experimentar e se relacionar com a literatura científica da área.