Todos os anos, o período de férias escolares é sinônimo de muito trabalho no Colégio Anchieta. É durante as semanas de pausa entre as aulas que obras são iniciadas e que várias melhorias são postas em prática, sempre visando a um início de ano letivo com mais motivos para comemorar. Em 2023, os investimentos e as melhorias incluíram todos os segmentos de ensino, além do Ginásio de Esportes.

Implementação da Educação em Tempo Integral

Na Educação Infantil, a grande novidade é estreia do projeto InterAção, inicialmente voltado aos estudantes do Infantil B e do Infantil C matriculados no turno da tarde. A modalidade ofertada será em oficinas no período da manhã, que desenvolverão, por meio de ludicidade, habilidades de socialização, de comunicação, de expressão corporal, de musicalização e de criação artística. Saiba mais aqui. O Prédio H também recebeu melhorias estruturais que incluíram a pintura externa dos blocos, a revitalização do Portão 9, que é de uso exclusivo para as famílias da E.I., do contrapiso de uma das pracinhas e da parede verde, assim como a revitalização do gramado natural da Praça do Bosque.

Já no Ensino Fundamental I, a sala dos professores foi revitalizada, assim com a sala multiuso utilizada pelos estudantes, que agora possui uma arte produzida pelo muralista Kelvin Loubik. Entre as outras novidades estão a melhoria do campo de futebol, a instalação de dois escorregadores no morrão e o início da obra de instalação de um elevador na parte nova do Prédio B, com previsão de término para agosto.

Nova quadra de Futebol Society

No Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, uma grande novidade estrutural é a Quadra de Futebol Society, que agora ocupa o espaço de uma das quadras poliesportivas que ficavam no térreo do Prédio A. Caracterizada pela grama sintética, a quadra foi bastante desejada devido à praticidade que proporcionará nos dias de chuva em comparação ao gramado natural. “Quando chove, não conseguimos de imediato fazer uso [do gramado natural] e isso prejudica as aulas, portanto veio o de grama sintética”, explica Cristina Guzinski, Coordenadora do setor Comunitário. Com a drenagem da água mais rápida do que a do campo de grama natural, o uso do espaço será otimizado, mesmo com o clima instável. Outra melhoria, que segue as linhas prioritárias de acessibilidade, mobilidade e segurança do Anchieta, é a instalação da detecção de fumaça em todo o Prédio A. “Ela é uma indicação do Corpo de Bombeiros para adequação dos espaços, assim como do plano de prevenção e proteção de combate a incêndio (PPCI) dos Prédio A e B”, pontua Guzinski.

Implementação do CBI chega à última etapa

Em 2023, o Currículo Bilíngue Integrado (CBI) também chega ao Fundamental II (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª Série), completando, assim, a implementação em todos os segmentos de ensino da instituição. O Coordenador de Ensino do 6º ao 9º Ano e Ensino Médio, Cleiton Gretzler, conta que a mudança chega a partir dos novos marcos legais, mas também do projeto educativo da Rede Jesuíta de Educação: “Nós estamos qualificando, inovando nosso currículo, que pensa no horizonte de formarmos para a Cidadania Global”, conclui.

O objetivo do currículo é proporcionar uma educação sobre a perspectiva da interculturalidade, baseada na interação prática entre língua e cultura. “Quando tu te envolves com algo, quando tu experiencias, é que tu consegues evoluir. Então, essa é a ideia do nosso Currículo Bilíngue Integrado”, explica Adriane Caldas, Orientadora Pedagógica e Representante da Área de Línguas Estrangeiras Modernas do EFII e EM. Saiba mais aqui.

Além disso, neste ano a 2ª Série do Novo Ensino Médio ingressa na fase flexível do currículo, quando os(as) estudantes podem escolher uma Trilha do Itinerário, entre quatro opções, para cursar ao longo do ano.

Por fim, o Ginásio de Esportes (Prédio K) também foi contemplado com significativas melhorias, como a revitalização do campo de futebol, a instalação de cobertura na quadra poliesportiva externa e a troca das esquadrias do ginásio, que agora está em processo de finalização.