Inter e Grêmio se enfrentam no próximo domingo (08), no estádio Beira-Rio,  mas os estudantes do 3º Ano do Colégio Anchieta já tiveram a sua semana Grenal.

O futebol é uma paixão dos brasileiros, não é à toa que o Brasil é considerado no mundo todo o país do futebol. Quando se trata do Rio Grande do Sul, a paixão transcende o jogo de bola. O amor por Grêmio e Internacional está nos lares, nas ruas e, claro, nas escolas. O professor de Educação Física Benhur Eidelwein resolveu trazer para a sala de aula um pouco da história de uma das maiores rivalidades do mundo.

Para ajudar a falar dessa rivalidade e do respeito, o professor convidou atletas do passado e do presente que já tiveram a oportunidade de jogar o clássico para conversar com os estudantes. O ex-jogador da dupla Grenal Anderson Luís de Abreu Oliveira falou sobre a oportunidade de falar com os anchietanos. “Eu estou muito feliz em estar aqui, tenho um filho que estuda aqui no Colégio Anchieta, e é muito legal poder contar um pouco sobre minha vida, sobre a minha carreira e sobre essa rivalidade Grenal”, falou “Andershow”.

A ex-jogadora Karina Balestra, que também jogou pelos dois maiores clubes do Rio Grande do Sul, contou como foi a experiência de ter vestido as duas camisas enquanto profissional. “Hoje eu sou torcedora do Grêmio, mas eu joguei pelos dois clubes sempre com muita dedicação e, principalmente, com respeito pelo rival”, ponderou a ex-jogadora.

O professor Benhur ressaltou que o Grenal do 3º Ano engloba outras características que não só o futebol, mas a socialização a partir dele. “Essa atividade, entre outros aspectos, é falar sobre a cidadania global, trazer uma cultura de paz, da rivalidade saudável, sobre sermos rivais e não inimigos e, para isso, usamos o esporte mais praticado do mundo e uma rivalidade que se confunde com a história do município”, explica o professor.

Após um primeiro dia de palestras, durante o resto da semana, os estudantes tiveram a oportunidade de irem para o campo do colégio, dividirem-se entre gremistas e colorados e disputarem um clássico Grenal entre amigos.

O evento também contou com a presença dos ex-atletas Andershow, Karina Balestra, Alexandre Gaúcho, Anderson Polga, Jorge Baidek e das jogadoras do Internacional Luiza Fridrich, Júlia Mocelin, Sarah Maciel.