Em tempos de isolamento social, os componentes curriculares precisam inovar para manter a aprendizagem dos alunos. Foi pensando nisso, que os professores de Educação Física Benhur Eidelwein e Luciano Eckert Santos buscaram na plataforma Educate Magis uma inspiração para o seu trabalho. Assim, surgiu o projeto Paz pelo Esporte, desenvolvido com os alunos dos 3º e 4º Anos.

Da mesma forma que o projeto Cadeira Vermelha, que já ocorre no Colégio Anchieta há pelo menos três anos, essa iniciativa é uma das coleções do Projeto Cidadania Global, do Educate Magis. A primeira experiência aconteceu no Colégio St. Lawrence, em Kolkata, na Índia, ainda em 2017. Após, outros colégios jesuítas também se uniram ao projeto.

Segundo o professor Benhur, a ideia é sensibilizar os alunos a partir da reflexão sobre valores como respeito, paz, solidariedade, saber ajudar uns aos outros e criar oportunidades de viver em paz. “A pergunta que fiz aos alunos foi ‘Como o esporte pode promover a cultura da paz?’. A partir disso, eles foram convidados a assistirem vídeos que selecionamos com histórias de esportistas que conseguiram transformar o espaço onde vivem por meio do esporte”, explicou.

A atividade de fechamento prevista pelos professores é a produção de um desenho sobre o tema, sem o cunho competitivo como ocorreu em outras instituições jesuítas, mas com o objetivo de integrar uma mostra cultural durante a Semana Anchietana. “A ideia é mantermos o projeto no calendário de atividades do Colégio, sempre realizado no mês de abril, quando se comemora o dia Internacional do Esporte pela Paz (06/04)”, completou o professor Benhur.