A partir desta sexta-feira, o Colégio Anchieta conta com novo Diretor Geral. O Pe. Jorge Álvaro Knapp tomou posse ontem, em cerimônia realizada na Igreja da Ressurreição com a presença do Administrador Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. João Geraldo Kolling, e do Diretor-Presidente da Rede Jesuíta de Educação, Ir. Raimundo Barros. Estiveram presentes também professores e colaboradores administrativos do Colégio, além de representantes da Associação Antônio Vieira, mantenedora do Colégio Anchieta, UNISINOS, APM, Escoteiros e Associação dos Antigos Alunos do Anchieta (4A).

Após a Missa para celebrar o início do ano letivo, deu-se início à cerimônia de posse. A abertura foi feita pelos professores da Escola de Artes, que brindaram os convidados com a execução de alguns clássicos da música como Beatles e Frank Sinatra. Ir. Raimundo foi o primeiro a fazer seu pronunciamento em nome da RJE, agradecendo o trabalho do então Diretor Geral, Pe. João Claudio Rhoden, e desejando que o Colégio Anchieta possa fortalecer ainda mais o compromisso com a educação a partir da nova gestão. “Quando estive aqui no ano passado senti força, vibração e compromisso nesta escola. E o Pe. Jorge tem o desafio, junto com vocês, de fortificar cada vez mais esse compromisso”, destacou.

Após proferir a nomeação oficial, Pe. João Geraldo destacou a dedicação do Pe. João Claudio nesses quase sete anos, expressa em obras como Educação Infantil, novas salas, o cuidado com o espaço escolar e também seu apoio à vinda da UNISINOS para Porto Alegre. Ao Pe. Jorge, desejou que possa dar continuidade ao que vem sendo feito. “Que possas seguir em frente com vigor, serenidade, contando com a colaboração de todos, sempre com sabedoria e fortaleza: sabedoria para discernir e fortaleza para realizar constante e firmemente”, desejou.

O novo Diretor Geral também fez seu pronunciamento, comemorando que há exatos 30 anos ingressava na Companhia de Jesus. Ao resgatar a história da Companhia, relacionou a missão de Santo Inácio e seus companheiros à dos educadores do Colégio Anchieta. “Ontem foi Santo Inácio, hoje somos nós. Que possamos caminhar juntos! Peço a ajuda de todos para continuar a missão de Santo Inácio e São José de Anchieta”, completou.

Pe. João Claudio, que será o novo Diretor Geral do Colégio Catarinense, em Florianópolis, agradeceu a todos que estiveram com ele nesses quase sete anos de gestão, relembrando sua posse em 2012. “Eu não vinha para fazer o Colégio Anchieta, mas para juntos fazermos o Colégio Anchieta. Meu propósito sempre foi que a quantidade não é definitiva, mas sim a qualidade”, ponderou.

Ainda fizeram uso da palavra a Presidente da APM, Jacqueline Alvorcem, destacando o talento do Pe. João Claudio como gestor e como um amigo “que sabe ouvir e acolher com o coração” e dando as boas-vindas ao Pe. Jorge; e o Diretor Acadêmico, Dário Schneider, agradecendo a presença efetiva e afetiva do Pe. João Claudio e desejando que o novo diretor possa dar continuidade ao trabalho para que os alunos possam continuar sendo felizes nesta instituição de ensino.