PROJETO EDUCATIVO COMUM
O Projeto Educativo Comum (PEC) é o documento norteador e inspirador das práticas pedagógicas nas instituições de Educação Básica da Rede Jesuíta de Educação (RJE), tendo como foco a aprendizagem integral e a excelência humana e acadêmica dos estudantes.
Lançado em agosto de 2016, o PEC é o resultado de uma ampla e intensa troca de saberes entre mais de 2.000 profissionais da Rede, que foram trabalhando durante dois anos através de estudo, seminários e reuniões presenciais e virtuais.
No ano de 2019, as Equipes Diretivas das Unidades Educativas foram consultadas sobre a necessidade de lançamento de um novo documento e foi consenso de que era preciso apenas atualizá-lo, considerando os resultados do primeiro ciclo de implementação e os movimentos feitos pela Companhia de Jesus acerca de seu apostolado educativo.
Assim, foi nomeado um Grupo de Trabalho que se encarregou do processo de atualização do documento e essa edição foi lançada oficialmente em agosto de 2021, com vigência até o ano de 2025, sendo que o segundo ciclo de implementação tem como foco a formação de cidadãos globais.
O documento evidencia a preocupação da RJE e da Companhia de Jesus em formar pessoas capazes de responder às demandas da vida e do mundo com inovação, criatividade, responsabilidade e respeito à Casa Comum.
Para desenvolver os diversos tempos e espaços de aprendizagem, o PEC está dividido em quatro dimensões do processo educativo:
1. CURRICULAR
2. ORGANIZAÇÃO, ESTRUTURA E RECURSOS
3. CLIMA INSTITUCIONAL
4. FAMÍLIA E COMUNIDADE LOCAL
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Dimensão curricular: sendo o currículo o ponto fundante da proposta educacional da RJE, o PEC desafia as escolas e os colégios a romper com a ideia do saber canônico e com a noção pragmática e cartesiana da construção do conhecimento. Para uma instituição da Companhia de Jesus, a aprendizagem se dá coletivamente, por meio da troca de experiências e vivências.
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Dimensão da organização, estrutura e recursos: todos os setores e departamentos de uma instituição da RJE precisam estar voltados à aprendizagem integral do estudante, por isso, a gestão de escolas e colégios jesuítas tem como foco o compromisso de movimento contínuo com a ressignificação de tempos e espaços de formação estudantil.
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Dimensão do clima institucional: o cotidiano escolar é ferramenta importante nos processos pedagógicos. A convivência e a interação entre os membros da comunidade educativa são os pontos-chave do clima institucional em uma escola jesuíta. Segundo o PEC, falar em convivência e interação, pressupõe o respeito, a confiança, o acolhimento e o comprometimento.
Dimensão da família e comunidade local: a RJE entende que a família é um importante elemento na prática da aprendizagem integral por meio da construção coletiva do conhecimento e na partilha de vivências e experiências. O vínculo entre o vínculo entre a instituição de escolarização e as famílias permite a formação mútua. Essa dimensão promove também o diálogo constante e ininterrupto com os ex-alunos, as associações de pais e professores, a igreja local e os moradores do entorno das instituições.