Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio tiveram uma aula diferente da última quinta-feira. Ao estudar sobre a oxidação de álcoois, no Laboratório de Química, os jovens também bateram um papo com o agente da EPTC, Marcelo Cunha, que fez um alerta sobre os perigos do álcool e mostrou ao grupo os etilômetros, popularmente conhecidos como bafômetros, utilizados na Balada Segura.

A ideia, segundo a professora de Química Andressa Esswein, era aliar o conhecimento sobre o princípio do funcionamento do etilômetro e a conscientização dos jovens. “Gosto muito de contextualizar os assuntos de química e creio ser de suma importância a conscientização dos adolescentes frente aos perigos do consumo do álcool. Inclusive já trabalhei com eles uma aula sobre os efeitos do etanol no organismo no início desse ano”, explica.

Durante o bate-papo, os alunos puderam sanar dúvidas sobre as consequências de se dirigir sob efeito do álcool, além de outras curiosidades. O agente Cunha trouxe material explicativo para complementar sua abordagem, que foi baseada na prevenção e na preservação da vida. A EPTC mantém um programa de ações e palestras voltado para a conscientização no trânsito por meio da Educação para Mobilidade.