Em tempos de intensos estímulos tecnológicos, a atividade Programação Desplugada estimula o 9ºAno do Ensino Fundamental a realizar trabalhos com uma linha de raciocínio lógico da computação que não depende exclusivamente de computadores. Inserida no primeiro trimestre do Plano de Estudos da disciplina de Introdução ao Pensamento Computacional  (IPC), que tem como foco a Cultura Digital e o Pensamento Computacional, a atividade promove a utilização de recursos e exercícios com materiais do cotidiano físico, como madeira papelão, ferramentas diversas e até mesmo uma simples caneta e um papel, para os alunos desenvolverem a programação. “Como exige muita criatividade, a atividade acaba sendo mão na massa mesmo!”, explica Renato Júnior, professor de IPC no Colégio Anchieta.

Além de fugir da rotina dos livros e de gerar diversão em sala de aula, com o plus da visita ao Espaço Maker, a Programação Desplugada promove um rico desenvolvimento aos estudantes, com estímulo de habilidades de raciocínio lógico, criatividade, capacidade de resolução de problemas, perseverança, autoestima, autoconfiança e muitos mais. A maioria das tarefas são exercidas na prática, retendo a atenção do aluno e atendendo a vários perfis de estudantes. “Embora os nossos alunos sejam nativos digitais, eles a todo momento se surpreendem com os conteúdos”, comenta Renato.

Os estudantes puderam escolher percorrer outra linha de raciocínio: a que primeiro desenha objetos em ambiente digital para depois transformá-los em objetos físicos.  Com o apoio de uma plataforma digital, acessada por cada aluno em seu Chromebook, eles experienciaram a construção de materiais para impressão em 3D.  No decorrer do ano, todos eles poderão escolher qual tecnologia será adotada em seus projetos, sendo a forma desplugada ou off-line uma delas, como jogos de tabuleiros e protótipos mecânicos.

Introdução ao Pensamento Computacional (IPC)

​Com apoio de vivências inovadoras, a disciplina de IPC visa a promover a tecnologia como forma de transformação da sociedade com base em princípios éticos, sustentáveis e solidários. No 9º Ano, além de Cultura Digital e de Pensamento Computacional, os estudantes trabalharão as áreas de Game Design e Projetos Digitais e Ações Empreendedoras. Já no Novo Ensino Médio, o estudo do Pensamento Computacional poderá ser retomado e aprofundado, mas desta vez dentro da Trilha do Itinerário de Processos Criativos.