O Projeto Adolescer integra as ações do Serviço de Orientação Educacional voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. A transição da infância para a adolescência é marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais, trazendo curiosidades, dúvidas e novas formas de se perceber e se relacionar.

Inspirado no pensamento do psiquiatra e psicanalista gaúcho José Outeiral, o projeto propõe reflexões sobre puberdade e adolescência. Nesta quinta-feira (04), o auditório recebeu o psicólogo Nicolas Scholl, a nutricionista Bruna Brognoli e a pediatra Marina Menegolla para falar com os estudantes.

A abertura foi inspirada na música “O Amanhã Colorido”, de Duca Leindecker, e no livro “Adolescer”, de Outeiral. A canção fala sobre atravessar momentos confusos, reorganizar sentimentos e reencontrar esperança, temas que dialogam diretamente com a adolescência inicial, vivida por jovens de 10 e 11 anos.

Para Outeiral, adolescer é “navegar por mares desconhecidos”: um processo de construção interna marcado por instabilidade, descobertas e coragem. É o início de uma travessia em que corpo, emoções, pensamentos e relações começam a mudar em ritmos diferentes.

Assim como na música, esse percurso pode ser nublado e confuso, mas sempre aponta para um futuro possível: um amanhã colorido, que surge quando o adolescente aprende a olhar para si com cuidado, compreender o que sente e confiar no que está por vir.

O Projeto Adolescer nasce com esse propósito: criar um espaço seguro de diálogo, expressão e criatividade, fortalecendo habilidades socioemocionais e acolhendo cada transformação vivida pelos estudantes.