É por meio do corpo que a criança brinca, explora, vivencia e realiza novas descobertas, construindo, assim, sua identidade pessoal e coletiva. O “Projeto Crescimento” do Infantil C teve início na aula de Educação Física numa proposta em codocência com a professora da turma e com a teacher, no começo do ano letivo, em que, por meio do desenho, foi realizado o contorno do corpo da criança, em tamanho real, para, posteriormente, serem agregados detalhes, roupas e elementos com a participação dos seus familiares. Os professores também planejaram a finalização desse projeto em novembro, a partir de novos registros das medidas do crescimento das crianças.
Atividade que marcou o crescimento das crianças ao longo do ano
O professor de Educação Física Thyago do Amaral Gomes destaca que “no fim do ano, foi realizada a retomada dessa proposta, para um novo contorno em cima do desenho feito inicialmente no mês de março, registrando, assim, de forma concreta, o crescimento das crianças ao longo do ano vivido no Infantil C.” Esta proposta visa ao desenvolvimento da percepção visual e corporal, influenciando diretamente no aprendizado das habilidades motoras, além de materializar visualmente o crescimento das crianças e de reavaliar constantemente os processos de construção da identidade pessoal e coletiva.
No mês de novembro, a culminância do “Projeto Crescimento” contou com a presença dos pais e das crianças para um momento de contação da história “Eu cresci aqui”, de Anne Crausaz, protagonizado pela professora referência da turma. A professora Julianna Toniazzi Viana, representante do Infantil C, destaca que “essa vivência foi planejada para compartilhar com as famílias o quanto as crianças cresceram e se desenvolveram ao longo do ano nas dimensões física, emocional, cognitiva, psicomotora e espiritual-religiosa, para então alçarem novos voos rumo ao 1° Ano do Ensino Fundamental. Além disso, foi uma oportunidade para fortalecer os vínculos entre família e escola, compartilhando as aprendizagens e os momentos significativos que foram pensados para que as crianças do Infantil C pudessem gradativamente aproximarem-se do 1º Ano, conhecendo e brincando no pátio do Prédio B, visitando uma sala de aula e conhecendo uma turma e uma professora do 1º Ano para, dessa forma, esclarecer dúvidas e compartilhar curiosidades, vivenciando aos poucos essa transição.”
Atividades interdisciplinares e com envolvimento da família
Para a orientadora pedagógica do Infantil C, Lisiane Tebaldi, este projeto tem um valor inestimável, pois “envolve a participação das crianças e de seus familiares, além de oportunizar o trabalho coletivo e colaborativo entre professores de diferentes áreas, da Pedagogia, da Educação Física e da Língua Inglesa, tornando a vivência repleta de sentido e significado, focalizando, assim, a formação integral de nossos estudantes.” Além disso, “conforme postulam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEIs (Resolução CNE/CEB 5/2009), buscamos garantir um olhar contínuo sobre os processos vivenciados pelas crianças na criação de estratégias que vislumbram os diferentes momentos de transição por elas vividos, em especial a transição da etapa da Educação Infantil para o 1º Ano do Ensino Fundamental.”
Adriana Jacques, Coordenadora da Educação Infantil, destaca que “essa ação pedagógica interdisciplinar no Infantil C é fundamental e vem carregada de intencionalidade. O ‘Projeto Crescimento’ e a transição para o 1º Ano visam a oportunizar o desenvolvimento das potencialidades e o protagonismo dos estudantes, desafiando-os a participarem ativa e reflexivamente das situações de aprendizagens, priorizando a Formação Integral na perspectiva da Pedagogia Inaciana, que considera, desde a elaboração até o desenvolvimento das estratégias de ensino, os cinco pilares do Paradigma Pedagógico Inaciano: contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação”.
A orientadora educacional da Educação Infantil, Renata Marques, atribui ao projeto a importância do desenvolvimento socioemocional das crianças, implicando competências que incluem um conjunto de habilidades que cada um desenvolve para lidar com emoções e sentimentos. Ao longo deste processo, a participação dos educadores e das famílias somou de forma significativa, fortalecendo vínculos. “À luz do projeto que nos norteia enquanto Rede Jesuíta de Educação, Projeto Educativo Comum (PEC), entendemos as crianças como protagonistas, como centro do processo educativo. Cabe a nós, educadores, buscarmos promover propostas que façam sentido e que tenham significado, assim como se deu no Projeto Crescimento”, reitera Renata.
Entrada no evento de encerramento do Infantil C
Evento marca o encerramento do Infantil C
Lisiane pontua que, além de todos esses momentos vivenciados pelas crianças e suas famílias, em dezembro há um singelo evento que marca o encerramento do Infantil C. Afirma que “considerando a faixa etária das crianças, já há mais de uma década optamos em não realizar a formatura, pois acreditamos que esse é um momento de passagem, de transição, já que as crianças continuarão na Educação Básica. Por isso, acreditamos que vestir uma toga, segurar um canudo e passar muitas horas, dias e semanas em ensaios exaustivos para uma apresentação não seria a melhor maneira de finalizar uma etapa repleta de tantas experiências enriquecedoras e felizes.”
Assim, a orientadora pedagógica explica que “a cada ano, pensamos juntos, professores e orientadores, o melhor modo de dar visibilidade aos processos de aprendizagem das crianças e de compartilhar essas vivências com os pais. Nesse ano, por exemplo, as famílias apreciaram as telas produzidas durante a Semana Anchietana a partir do estudo das obras do pintor Ivan Cruz. Também receberam um Álbum de Figurinhas das crianças, professores e educadores que fizeram parte da trajetória das turmas do Infantil C. O álbum, inspirado na Copa do Mundo 2022 e, principalmente, no interesse das crianças pelas coleções e trocas de figurinhas, foi elaborado nas aulas de Linguagem Digital e certamente será guardado como um anuário repleto de memórias afetivas desse tempo.”
Gravação realizada para o Projeto Artistic Action
“Além disso, nesse evento de encerramento, os pais apreciaram o resultado do Projeto Artistic Action, que também envolveu o trabalho em parceria dos professores de Língua Inglesa, Música e Movimento, Linguagem Digital e professoras das turmas. Primeiramente as crianças produziram uma composição musical autoral e fizeram a audiogravação em estúdio. Depois criaram movimentos, que foram registrados em videogravação, e agora cada turma tem seu próprio Just Dance para cantar, dançar e brincar. Assim, compartilhamos um pouco do muito que vivemos no Infantil C, encerrando o ano letivo com leveza, encantando-nos com a produção bela e criativa das crianças e de seus professores”, acrescenta Lisiane. Clique aqui para ver o QR Code que dá acesso ao vídeo.
Para finalizar o evento, as crianças e seus pais, acompanhadas das professoras e das teachers da Educação Infantil, realizaram a passagem pelo “portal mágico” – uma cortina de fitas, as quais representam esse rito de passagem, adentrando, assim, no prédio do Ensino Fundamental e nas salas do 1º Ano, o que simboliza todo o crescimento nas dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural de nossos estudantes. Como afirmou tão sabiamente a professora Julianna, “alçando novos voos rumo a 2023”.
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Texto produzido pela equipe pedagógica da Educação Infantil com apoio do setor de Comunicação e Marketing:
Julianna Toniazzi Vianna, professora representante do Infantil C
Thyago do Amaral Gomes, professor de Educação Física da Educação Infantil
Lisiane Rossatto Tebaldi, Orientadora Pedagógica do Infantil C
Renata da Silva Marques, Orientadora Educacional da Educação Infantil
Adriana Rodrigues Jacques, Coordenadora de Unidade da Educação Infantil
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