Educação Infantil
A proposta pedagógica da Educação Infantil do Colégio Anchieta propicia às crianças o direito de viver plenamente a infância, respeitando e considerando as suas características, necessidades, interesses e possibilidades, de forma que tal experiência propicie o seu bem-estar, amplie e enriqueça suas aprendizagens, promovendo o seu desenvolvimento integral e a construção de sua identidade pessoal e coletiva. Assim, fundamenta suas ações educativas na ludicidade e nas interações, estimulando as diversas linguagens, a imaginação e a curiosidade, buscando articular as experiências das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico (BRASIL, 2013; MEC, 2018; RS, 2018). Tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento integral da criança, sustentado nos princípios e valores cristãos e em vivências que oportunizem o protagonismo infantil, a construção da identidade e de relações de respeito para com os outros e a natureza.
A proposta pedagógica da Educação Infantil do Colégio Anchieta tem como eixos estruturantes as INTERAÇÕES e a BRINCADEIRA e apresenta em sua organização curricular seis Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento e cinco Campos de Experiências.
A partir do Paradigma Pedagógico Inaciano e dos Campos de Experiências a Educação Infantil do Colégio Anchieta estrutura sua organização curricular compreendendo a criança como protagonista de seu conhecimento, como sujeito que interage, descobre e decodifica o mundo em que vive traduzindo o que vê, o que sente, o que observa de maneira única e plural. As crianças são desafiadas a participarem de maneira ativa e reflexiva, atribuindo sentido às suas vivências, suas relações e interações com os demais, na construção da sua identidade.
Dessa forma, oportuniza-se às crianças contextos acolhedores, desafiadores, plenos de interações, explorações, descobertas e de situações agradáveis e estimulantes, ampliando as possibilidades infantis de investigar, de imaginar, de expressar, de criar, de organizar pensamentos e ideias, de conviver, de brincar e trabalhar em grupo, de ter iniciativa e buscar soluções para os problemas e conflitos, possibilitando, assim, a apropriação de diferentes linguagens e saberes que circulam em nossa sociedade.
Infantil A
No Infantil A do Colégio Anchieta, as atividades são planejadas para que as crianças explorem o mundo ao seu redor por meio das brincadeiras e das interações, em sintonia com o eixo temático “Explorações e Sensações”.
As propostas são estruturadas de modo que os pequenos sejam protagonistas de seu aprendizado. A partir do Paradigma Pedagógico Inaciano e dos Campos de Experiências, as crianças são motivadas a investigar, experimentar e criar, utilizando diferentes linguagens – oral, corporal, plástica e musical – para se expressar e dar sentido ao que descobrem. Os momentos de brincadeira são valorizados como espaço privilegiado de aprendizagem.
O Infantil A do Colégio Anchieta se consolida como um espaço de acolhimento, descobertas e encantamento, onde cada interação é uma oportunidade para aprender e crescer.
Infantil B
O Infantil B tem como eixo temático norteador a “Identidade”, oportunizando às crianças a diversidade de vivências que lhes possibilitem o conhecimento de si e do mundo, por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais. Dessa forma, as crianças constroem saberes e narrativas, aprendem a cuidar de si, a conhecer suas próprias características e preferências e a conviver com os demais de forma sadia e prazerosa, valorizando a vida.
O grande foco do trabalho é a identidade: a criança é estimulada a perceber e ter consciência de si e do outro através de situações desafiadoras, buscando diferentes alternativas para a resolução de conflitos do dia a dia. É propiciado o fortalecimento da autoestima; possibilita-se a socialização e o desenvolvimento das habilidades e estímulos às potencialidades.
Infantil C
No Infantil C, cada momento da jornada escolar é um convite para que as crianças construam sua autonomia de maneira viva e significativa. Esse processo é tecido tanto nas interações diárias quanto nas conversas com as famílias, fortalecendo os laços de confiança e parceria.
Guiados pelo eixo temático “Construções e Narrativas”, acompanhamos de perto as diferentes hipóteses infantis, que se revelam nos desenhos, nas criações e nas inúmeras possibilidades que surgem a cada dia. Cada construção, cada narrativa e cada gesto tem um sentido profundo, formar crianças mais autônomas, sensíveis e protagonistas de suas próprias histórias.
A intencionalidade de oportunizarmos um ambiente rico em possibilidades de interação com o mundo letrado, despertam o interesse, a curiosidade e o encantamento por histórias, narrativas orais, criações de enredos, palavras de contextos, jogos e brincadeiras. E assim, valorizando seus questionamentos, hipóteses e repertórios damos voz aos seus conhecimentos, desafiando-as a pensar e perceber a função social desses processos cognitivos de aprendizagem.
Após um percurso repleto de aprendizagens e conquistas, no segundo semestre iniciamos o Projeto Transição, um processo cuidadoso e planejado para as crianças vivenciarem a passagem para o Primeiro Ano, repleta de novas descobertas e possibilidades.