Educação Infantil
Infantil na Semana Anchietana
Visitando o C1
No dia 23/10/19, os repórteres Henrique e Matheus foram visitar a turma C1 do infantil. Lá, segundo suas pesquisas, com base em dois estudantes (João e Theo), os esportes mais populares entre os estudantes são futebol e basquete. Além disso, também foi perguntado sobre o que mais gostavam da Semana Anchietana. Um dos alunos, Theo, respondeu prontamente que a parte a qual mais gostavam era a visita de Henrique e Matheus, os repórteres. Já João disse que sua parte preferida da Semana Anchietana são justamente os esportes, principalmente futebol.
Entrevistando a professora do B1
Maria Clara, a repórter, foi entrevistar, também no dia 23/10, a professora da turma B1. Segundo a educadora, eles procuram focar na celebração da Semana Anchietana com seus alunos, em um aspecto mais divertido e não tão competitivo como a Semana Anchietana do Ensino Fundamental e Médio. Na S.A do Infantil, tentam fazer uma exploração dos espaços e atividades. Além disso, segundo observações da mesma, os alunos adoram a Semana Anchietana, sendo considerada “o evento do ano”, mas, em certas ocasiões, ela acredita que os professores acabam se divertindo mais do que os estudantes.
Semana Anchietana – Educação Infantil
Nesta quarta-feira (23/10), nossos repórteres, Bibiana, Mariana B, Gustavo, Edgar e Santiago, da turma 71, captaram mais informações do que está acontecendo com os alunos do Infantil C. Eles tiveram a atividade Lets’s Dance, incluso na disciplina de inglês. A brincadeira contava com que as crianças escutassem a música no quadro, e dançassem com as professoras, que pelo visto, se divertiram muito. Podemos ver no vídeo a seguir.
(Por: Eduarda Böhm e Helena Ayres)
1º ao 5º Ano
Esquetes Teatrais do 5° Ano refletem sobre o tema “laços”
Na quarta-feira (23/10), as turmas 53 e 54 assistiram ao filme Laços, da Turma da Mônica, e com auxílio do professor Ribas, primeiramente, tinham que procurar os colegas com a mesma cor de laço no pulso. Os grupos que se formariam receberiam um papelzinho com uma situação-problema, a qual teriam que resolver. O papel dos laços neste trabalho era de refletir como solucionar o desafio em grupo.
Um aluno falou um pouco sobre este tema tão importante e o que acha desta dinâmica diferente: “laços significa amizade e o acolhimento do que errou, e a atividade está sendo bem legal”. Eles também falaram sobre algumas atividades que podem aumentar o contato entre eles: “queremos queimada e mais futebol, saídas de estudos e confraternizações”.
Após refletirem, eles tiveram que fazer as tão esperadas esquetes teatrais das situações dadas para os grupos. Uma das equipes teve o desafio do acolhimento de um novo aluno cadeirante. A solução que deram foi de acolhê-lo e recebê-lo bem, e conversar em sala sobre maneiras de ajudá-lo. Outro desafio foi a falta de material em um trabalho, e, segundo eles, esta questão poderia ser resolvida pedindo e emprestando materiais.
Este trabalho envolveu uma questão muito importante para o desenvolvimento de conexões entre os colegas, que tiveram de trabalhar em grupo para resolver uma questão social simples, mas que se não for debatida, alguém pode ser excluído em sociedade e gerar ainda mais problemas futuros. Os laços entre as pessoas são necessários, amizades são importantes, parabéns pelo trabalho, 5° Ano!
(Por: S.A News
Entrevistas: Rafaella Martins e Ana Laura Marczwski,73
Escrita por: Gabriela Casten, 73
Grupo: Ana Laura, Antônia, Carolina, Gabriela, Julia, Rafaella)
Jogos de queimada e futebol do 4° Ano
Na quarta-feira (23/10), as turmas 40A, 40B e 40C tiveram os jogos de queimada e futebol, separados por feminino e masculino pelo campo e quadras do seu prédio. Os jogos duraram toda a manhã.
Os meninos começaram jogando futebol, dividindo as três turmas em quatro times. As meninas começaram jogando a queimada nas quadras. Logo após, eles trocaram, as meninas foram jogar futebol no campo e os meninos foram para as quadras jogar queimada.
(Por: Clara Rosa, Eduarda Segala e Gabriela Decker – Turma 72
Fotos: Clara Rosa e Eduarda Segala)
5º Ano
Cada grupo recebeu um papel com uma situação e teve que ler e resolver como o grupo resolveria, sem desfazer o laço de amizade (é um jogo para aumentar os laços de amizade).
Um exemplo que um grupo recebeu: “a professora chega na sala e percebe que tem um novo aluno e todos percebem que ele é cadeirante”.
Todos decidem como resolver o problema para depois apresentar para toda a turma.
(Por: Fofocas SA)