Rede de Pais do Colégio Anchieta atualiza funções de Pais Referência de Ano/Série e Representantes de Turma
“Que essa rede possa se fortalecer e que possamos caminhar juntos enquanto Colégio e famílias”, esse foi o desejo expresso pelo Diretor-geral do Colégio Anchieta, Pe. Jorge Álvaro Knapp, SJ, ao dar início à reunião da Rede de Pais na noite desta quarta-feira, 7.
Proposto pela Coordenadora da Rede Pais, Isabel Tremarin, e pela Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Anchieta, com representação da presidente Jacqueline Alvorcem, da vice-presidente Viviane Goldoni, e da coordenadora do Fortalecimento da Rede de Pais, Ivanise Bressani, o encontro contou com cerca de 100 pais e mães conectados via Teams.
Na pauta, a presidente da APM apresentou brevemente a entidade, sua missão de integração das famílias ao Colégio e os projetos realizados todos os anos. Em função da pandemia, apenas o projeto de ação social está ativo com o intuito de beneficiar comunidades carentes. Jacqueline destacou a importância do vínculo dos pais com o Colégio e como a APM é capaz de mobilizar as famílias em vista da formação integral dos alunos. “Viver a APM é bem diferente do que apenas ter conhecimento sobre nossas ações”, ressaltou.
Com o intuito de atualizar as funções de pais Referência de Ano/Série e Representantes de Turma, Isabel apresentou um histórico da Rede de Pais, desde sua origem em 2006, com a motivação inicial de constituir uma rede de cuidado e proteção a crianças e adolescentes. De lá para cá, o projeto foi aprimorado, ganhando novas ações, eventos e atividades, mas sem deixar de cumprir com seu objetivo central. “Somos uma comunidade educativa, que tem objetivos a serem alcançados de forma conjunta. Somos os adultos que querem proteger os mais jovens, primando pela sua educação integral”, destacou.
Entre os destaques do trabalho já realizado pela Rede de Pais estão os eventos como Magis para pais, palestras e encontros; os filmes Art. 243 e O Tamanho dos Nosso Sonhos, que deverá ser lançado neste ano; e a participação no Fórum Permanente de Prevenção ao Uso e à Venda de Bebida Alcoólica por Crianças e Adolescentes, junto com o Ministério Público do RS e outras instituições de ensino e órgãos do Poder Público.
Isabel também explicou o organograma da Rede de Pais e pontuou as atribuições das referências e representantes, destacando sua atuação no relacionamento com todas as famílias, em um universo com cerca de 10 mil pessoas. Após a apresentação, vários pais e mães de manifestaram trazendo dúvidas, elogios e relatos de experiências vivenciadas junto a suas turmas.
Confira as atribuições de pais referências e representantes: