A Abertura do Ano Pastoral, um projeto do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (SOREP) do Colégio Anchieta, aconteceu com grande acolhimento e fervor nesta semana. O evento reuniu as diversas lideranças que formam a comunidade anchietana: diretores, jesuítas, membros da equipe do SOREP, a Associação de Pais e Mestres (APM), as mães referências, a Associação dos Antigos Alunos do Anchieta (4A), o Grupo Escoteiro Manoel da Nóbrega, Ministros da Eucaristia, o Grêmio Estudantil Anchieta (GEA), o Espaço Magis Anchieta, assim como a direção do Centro de Funcionários (CEFUCA) e o Centro de Professores (CPCA).
Este evento, mais do que uma simples abertura, representou um momento especial de oração, convivência e partilha, essencial para a qualificação da comunicação e a promoção da colaboração entre os diferentes projetos pastorais. Como bem afirmou o Coordenador do SOREP, Marcio Longhi, ao iniciar a atividade: “A Companhia de Jesus é, por essência, uma grande rede”. E foi nesse espírito de união e parceria que todos se reuniram, com o coração aberto à graça de Deus e ao serviço uns aos outros.
A cerimônia contou ainda com a presença do Coordenador do Fé e Alegria, Pe. Vicente Zorzo, SJ, que apresentou o tema do Ano Jubilar: “Somos convidados a sermos Peregrinos da Esperança”. Um convite profundo, que nos desafia a caminhar juntos, confiantes na promessa de um futuro de luz e renovação.
Além de compartilhar o calendário de atividades e projetos prioritários para o ano, o encontro também foi uma oportunidade para dialogar sobre a restauração da Capela do Morro do Sabiá, um projeto significativo para a comunidade anchietana, localizado na zona sul de Porto Alegre.
Que esta abertura de ano pastoral seja um marco na nossa caminhada de fé e serviço que o Senhor nos acompanhe em cada passo deste novo ciclo, abençoando nossas ações e guiando-nos no caminho da paz e da justiça.