O Colégio Anchieta tem em seu projeto educativo a formação de estudantes conscientes, competentes, compassivos e comprometidos. E, para a formação integral desses estudantes, alia práticas realizadas em sala de aula e projetos dos diferentes Serviços (SOE, SOP e SOREP), oportunizando experiências e aprendizagens para a vida. Nessa perspectiva, surge o Projeto Representantes de Turma, que neste ano possibilitou que os alunos realizassem a votação por meio de um equipamento eletrônico, o VotCom.

Realizado pelo SOE desde o 3º Ano do Ensino Fundamental I, esse projeto busca desenvolver a cidadania, sensibilizar para a consciência de grupo e para as necessidades da turma. Desenvolve uma consciência coletiva de participação organizada e democrática. Além de estimular a formação de lideranças responsáveis e comprometidas com o bem comum, conforme explica a a Orientadora Educacional do 4º e 5º Ano, Marcia Schivitz. “Neste exercício de cidadania, os estudantes passam a ser mais reflexivos, ampliam seu olhar, descentrando-se e desenvolvendo uma consciência coletiva, autônoma e emancipatória”, completa.

Dentre as características do representante de turma, podemos listar:

– escutar os colegas e suas necessidades;
– estimular o bom relacionamento do grupo;
– motivar a turma a conhecer e a cumprir as regras do Colégio;
– participar das reuniões com o SOE para propor atividades;
– considerar a opinião do grupo;
– constituir um ambiente saudável e de boa convivência;
– estimular a interação entre todos os estudantes do Ano escolar.

Neste ano, a votação das chapas contou com uma novidade: um painel eletrônico para contabilizar os votos instantaneamente. O equipamento foi disponibilizado de forma gratuita pelo Sr. Alexandre Bassi e possibilitou que os alunos conhecessem seus representantes logo após a votação.