Iniciamos o ano letivo de 2021 no Colégio Anchieta. Diferente de outros anos, o cuidado consigo e com o o outro será o nossa premissa. Assim, as aulas seguirão no modelo híbrido, alternando entre remoto e presencial.
Desde o ano passado, o ambiente escolar está um pouco diferente, com algumas marcações, sinalizações, mas a nossa missão e o nosso compromisso com a aprendizagem integral dos nossos alunos são os mesmos.
Você poderá acompanhar tudo sobre os cuidados e protocolos nesta página, que será constantemente atualizada.
Desejamos um excelente ano letivo, de muitas aprendizagens e descobertas! Sejam bem-vindos, anchietanos!
Alunos e famílias da Educação Infantil ao 5º Ano
Alunos e famílias do 6º Ano ao Ensino Médio
Cuidados básicos diários, novas atitudes e rotinas são alguns dos pontos trabalhados pela equipe de saúde do Colégio Anchieta com professores e colaboradores administrativos. A capacitação Orientações para Atividades presenciais foi promovida em 2020 pelo Grupo de Trabalho Retorno como uma preparação para o retorno controlado presencial.
A enfermeira Daniela Scolari, que atua na Educação Infantil do Colégio, apresentou o conteúdo e solucionou as principais dúvidas dos participantes de forma remota, por meio de conferência pelo Teams. Para poder atender todo o quadro funcional, foi organizado um cronograma de capacitações, disponibilizando horários alternativos.
Em 2020, o Grupo de Trabalho Retorno do Colégio Anchieta contou com o apoio técnico-científico do Hospital Moinhos de Vento. Os profissionais do HMV visitaram todos os espaços do Colégio, fizeram registros e diversos apontamentos in loco. Com posse de todas essas informações, desenvolveram um diagnóstico dos ambientes educativos e o relatório final, entregue ao Grupo de Trabalho Retorno, embasou uma série de ações, que também seguem o regramento determinado pela Portaria Conjunta da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Estadual da Educação nº 01/2020, de 8 de junho de 2020.
Como enfrentar de uma maneira positiva e produtiva todo esse contexto de pandemia? Foi assim que surgiu o grupo Patrulheiros do Covid-19, formado por alunos de duas turmas do 5º Ano e por uma aluna do 6º Ano do Colégio Anchieta. Com a supervisão de uma tia de uma das patrulheiras, a médica psiquiatra Berenice Gianetti, os estudantes se reúnem semanalmente para discutir ações e a divulgação no perfil do Instagram.
Com base em informações de fontes confiáveis, eles compartilham os principais cuidados por meio de vídeos produzidos e editados por eles mesmos. Além disso, promovem campanhas de arrecadação de materiais como máscaras e frascos de álcool gel para doação a entidades assistenciais.
Conheça mais sobre os Patrulheiros do Covid-19 aqui.