Após um período de descanso, professores e equipes acadêmicas reuniram-se aos colaboradores administrativos em uma reunião geral de acolhida do ano letivo de 2022. O encontro, que aconteceu na terça-feira (8), contou com a presença do Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, superior da comunidade SJ e coordenador do Núcleo Apostólico BRA da cidade de São Paulo, que abordou a temática “Educação Jesuíta: educar para a esperança”.
Pe. Contieri iniciou sua fala destacando a finalidade dos Colégios SJ (Companhia de Jesus) que, nas palavras do historiador da igreja, Pedro de Ribadeneyra, consiste no intitutio puerorum reformatio mundi (o início da reforma juvenil do mundo). Ainda nesse sentido, Pe. Contieri explica que “o ideal do apostolado da educação é alto: visa a contribuição ao bem comum da sociedade em geral”, assim como é o “exorcismo” para diversos males da sociedade, como ignorância, exclusão, conformismo, indiferença egoísta, falta de solidariedade, entre outros.
A reunião também serviu para pontuar as novidades acadêmicas e estruturais e os desafios para o ano letivo de 2022, como a campanha da fraternidade, que terá como tema “Fraternidade e Educação” e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26). Além disso, a extensão do ensino bilíngue para o Ensino Fundamental I, o Novo Ensino Médio, a nova metodologia de ensino do Fundamental II, com material didático digital, e a continuação do ensino em meio à pandemia também foram pautas. O encontro ainda serviu como boas-vindas aos novos colaboradores acadêmicos e administrativos que integram a equipe do Colégio, que agora totaliza 491 pessoas.
Também faz parte da programação de retorno às aulas o Dia de Acolhida 2022, que acontece na sexta-feira, dia 11. Neste dia, alunos e suas famílias estão convidados para vir ao Colégio conhecer os professores, reencontrar os amigos e receber o Kit Boas Vindas nos turnos da manhã (das 8h às 12h) e da tarde (das 14h às 17h). As aulas iniciam na segunda-feira, dia 14.