Inspirados no tema da Campanha da Fraternidade 2020 – Fraternidade e Vida: dom e compromisso – a equipe do 9º Ano preparou um momento especial para alunos, familiares e professores. O Sarau Musicado do 9º Ano na modalidade a distância, realizado na manhã desta quinta-feira, 04, oportunizou um período repleto de emoção, música e poesia.

A apresentação foi feita pela Orientadora de Convivência Escolar Marcia Zucolatto, que abriu a atividade com um poema de Lya Luft sobre a vida e o amor. Em seguida, o momento de espiritualidade proposto pelo Orientador Religioso, Espiritual e de Pastoral, Pe. Gustavo Assis, trouxe um vídeo com a Ave Maria em latim e um espaço para refletir sobre a vida como dom. “Mesmo distantes fisicamente, estamos próximos por meio das tecnologias para vivenciar essa pausa que nos remete ao lúdico, ao espírito, aquilo que alimenta a nossa alma e que contempla a formação integral proposta pelo Colégio Anchieta”, completou.

Os professores André Lopes e Ramiro Bicca apresentaram o poema “Corsário”. Já a professora Ana Paula Ramos trouxe uma poesia da autora Conceição Evaristo, “Negro-Estrela”, dedicada ao seu companheiro pelo tempo em que viveram juntos. As alunas Martina Caldas e Antônia França leram um poema e um acróstico de sua própria autoria:

Poema – Soneto

Naquele dia não imaginava

Que meus amigos não veria mais

A saudade reinava

Estávamos sem pessoas fundamentais

Antes não tinha noção

Das coisas que deveria dar atenção

Agora sair, só com fiscalização

O sol era algo tão natural

E agora é fora do normal

Sentir os raios ao entardecer

Enquanto vamos nos aquecer

O importante nesse momento é agradecer

Além de manter a esperança

Enquanto o mundo segue com perseverança

Antonia França, Poema - Soneto

Esse mundo está mudando

Sem opção de escolha

Protegemos nossa vida

Esperando dentro de nossa bolha

Ranger de medo não vale a pena

Até porque o vilão não saiu de cena

Não devemos perder a esperança

Crendo numa possível mudança

Ao final formando uma grande aliança

Palavra: Esperança

Martina Caldas, Poema - Acróstico

A banda dos alunos Lorem Ipsum compartilhou um pouco do seu heavy metal por meio de uma produção mixada e editada por eles de Gates of Babylon, da banda Rainbow. Os alunos Frederico Mattos, Caio Jähn, João Felipe Contino, Thiago Zorawski, Bruno Bauer e Isabela Kologeski formaram a Lorem em 2019.

A Orientadora Educacional Ligia Schukster falou sobre a importância da atividade. “Vendo esse movimento, concluo que a escola somos todos nós”, referindo-se ao fato da estrutura física do Colégio estar vazia. A Coordenadora do Serviço de Orientação Pedagógica, Dóris Trentini, também parabenizou a todos pelo evento, declarando sua emoção ao ver o engajamento dos alunos.

O professor Gustavo Costa apresentou um convite e uma provocação, segundo ele. Ao compartilhar o vídeo feito pelo Grupo do Voluntariado para ajudar o Fé e Alegria, Gustavo convidou a todos para fazerem sua parte, principalmente neste contexto de pandemia. “Há muitas formas de ajudar, como diz o vídeo. A minha provocação é a cada um, que possa refletir sobre isso e pensar em formas de ser mais humano, principalmente neste contexto. Pode ser de qualquer forma”, convidou.

O Sarau encerrou com uma produção dos professores Ramiro, Estevão, André, Gustavo e Alexandre Paranhos para a música “Cada instante”, de autoria do professor Ramiro.