Sarau Solidário Anchieta: música, poesia e solidariedade
Na última segunda-feira, toda a comunidade anchietana pode participar de um momento muito especial em homenagem a São José de Anchieta: o Sarau Solidário Anchieta. A iniciativa do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral (SOREP) do Colégio possibilitou um momento de celebração virtual em honra ao patrono da instituição.
A apresentação ficou por conta do professor Silvio Almeida e da aluna Gabriela Motta. O Diretor-geral, Pe. Jorge Álvaro Knapp, SJ, abriu o evento ressaltando a importância de São José de Anchieta em seu meio como missionário e educador.
O cantor Lumi, que também é pai anchietano, cantou a música Heal the World, de Michael Jackson, diretamente dos Estados Unidos. Depois foi a vez do professor de música da Educação Infantil, Bruno André, que trouxe a Canção para José de Anchieta. O professor Fernando Brum apresentou um trecho de um sermão de Anchieta, na perspectiva de mostrar a habilidade do jesuíta com as palavras. Anchieta gostava muito de escrever e entre os textos estão vários poemas, hinos, canções, autos e cartas sobre os temas diversos, mas principalmente sobre a catequese, além da criação de uma gramática escrita na língua tupi.
O evento também contou com a presença especial da comunidade jesuíta do Colégio Anchieta: Fráter Anderson, Ir. Welter, Ir. Celso, Pe. João Roque e Pe. Gustavo trouxeram reflexões sobre como José de Anchieta os inspirava em suas vidas. O professor Ramiro Bicca trouxe mais música com a canção Amanhã, de Guilherme Arantes, o professor Fábio Garcia e sua família também participaram com a música Reviva-me e a professora Kátia Oliveira declamou uma poesia sobre José de Anchieta de sua autoria.
A aluna Fernanda Lobelcho falou sobre sua experiência com o Voluntariado que pratica no Colégio e sobre a campanha em prol do Fé e Alegria, que está precisando de recursos para seguir com seu trabalho junto às comunidades carentes da Vila Farrapos. Ao final, o Pe. João Roque deu a benção a todos, o professor Ribas cantou a música Solo pido a Dios e o fechamento ficou com o vídeo produzido por alunos e professores para homenagear São José de Anchieta, lançado no dia 9 de junho.