Educação Infantil
Semana Anchietana – Educação Infantil
Caminhada Cultural
Primeiramente nossa equipe jornalística saiu do prédio da Educação Infantil em direção à igreja seguindo as crianças e já fazendo algumas perguntas a elas. Perguntamos a duas meninas, Bibiana e Rafaela, da turma C1, como esperam que a Semana Anchietana vai ser, e elas acham que vai ser legal e estão bem empolgadas com isso.
Na escada da igreja conseguimos ter um contato mais de perto com as crianças, vendo que cada ano da manhã estava separado por cores: o Infantil A estava de rosa, o B estava de vermelho e o infantil C, que nós estamos acompanhando, está de amarelo.
(Por: Nicole Mello – Turma 71)
1º ao 5º Ano
Projeto Colorindo a Casa Comum do 4º Ano
No projeto Colorindo a Casa Comum, no Prédio B do Fundamental I, conversamos com a professora Eloisa, do 4º Ano, que nos contou um pouco sobre do que se trata essa atividade. Segundo ela, tudo gira em torno de pensar em maneiras de melhorar a casa comum.
A atividade ocorreu da seguinte forma: os alunos foram divididos em grupos, sendo que cada grupo fez um desenho das coisas que poderiam ser melhoradas no cuidado da Casa Comum, ou seja, no planeta. Depois, todos os desenhos serão juntados em formato de círculo, montando uma espécie de mosaico gigante simbolizando a Terra.
A maioria dos grupos desenhou atividades que simbolizavam atitudes como: se preocupar com a quantidade de lixo e petróleo despejados nos mares e praias; cuidar mais da natureza; melhorar a convivência entre as pessoas e não destruir ou descuidar das florestas e sua fauna e flora. Todos gostaram da atividade, aproveitaram a convivência com os colegas e compreenderam sua importância.
(Por: Maria Júlia, Guilherme, Rafael G, Helena F, Mariana A, Luísa Q & Luiza D – Turma 72)
Feira de troca-troca do 2º Ano
A proposta foi de separar brinquedos que eles não usavam mais para trocar com os amigos da turma. A brincadeira durou em média 45 minutos. Apenas o 2º Ano faz essa atividade, de acordo com a professora Lisiane, da turma 20B. Nós do S.A.T já participamos anteriormente da atividade, e por isso recomendamos fortemente que se vocês nunca experimentaram a Feira de troca-troca, tentem ir lá ano que vem.
(Por: S.A.T)
Oficina We Love Songs do 5º Ano
O projeto se trata de um jogo de música do 5° Ano. Ele foi feito na sala de aula junto com as professoras. Fomos em muitas turmas para ver o funcionamento desse projeto.
Ele começa quando a professora escolhe músicas em inglês para apresentar para os alunos. Ao escutar, eles têm que descobrir o nome ou o cantor da música. Se os alunos acertarem, ganham um ponto, porém se errarem quem ganha um ponto passa a ser a professora.
Além das crianças cantarem e escutarem as músicas, eles também aprendem a diferença entre music e song. Muitas delas não sabiam que existia essa diferença e gostaram de aprender.
As crianças gostaram muito desse projeto, se divertiram, cantaram e aprenderam muito. A professora também nos falou que gostou muito de trabalhar com esse jogo.
(Por: Maria Júlia, Rafael G, Helena F, Mariana A, Luiza D e Luísa Q)
Oficina Jogos de Pensamento Lógico
As turmas 51 e 53 jogaram joguinhos para exercitar o seu pensamento como War, Mancala Detetive, Banco Imobiliário, entre outros jogos muito divertidos.
Durante as atividades, os alunos nos ensinaram a jogar Mancala. Realmente é um jogo bem legal. Este jogo é demorado e estimula o pensamento das crianças.
(Por: S.A.T)
Show de Talentos – 3° Ano
Na segunda-feira (21/10), o 3° Ano teve, como atividade principal, o Show de Talentos. No primeiro momento, podiam escolher entre duas atividades, desenho ou o Show de Talentos. O pessoal escolheu o Show de Talentos e, por isso, a função começou às 8h10min. Foi tudo muito bonito e organizado. Todas as apresentações foram lindas e fantásticas. Mesmo com toda a vergonha, a galera foi muito bem. Uma das alunas tocou Für Elise, de Beethoven, um trio de meninas tocou flauta e teclado, e, ainda, uma menina que dançou em sua apresentação. Além dessas, também tiveram outras apresentações.
(Por: Eduarda Segala e Gabriela Decker/ Foto: Clara Rosa)
Dia, 21/10 – 5º Ano
Durante os jogos de tabuleiro, nossas repórteres fizeram uma pequena entrevista com as crianças da turma 52 e 54. Quando questionados sobre o que estavam achando da Semana Anchietana ditaram suas opiniões:
– Deveria ter mais futebol.
– Gostaria que não fosse apenas de manhã.
– Gostamos de fazer a camiseta, mas foi difícil e teve muita discussão para decidir.
Depois dos jogos de tabuleiro, as crianças tiveram jogos de atletismo, atividades de inglês e mais esportes.
(Por: Fofocas S.A)
4º Ano
Nossas repórteres entrevistaram as crianças do quarto ano, sobre o que eles acharam da Semana Anchietana, eles disseram:
– Estou achando muito legal, não mudaria nada.
– Gostamos muito de fazer nossa camiseta, e já estamos ansiosos para fazer a da turma, no ano que vem, já temos ideias.
– Estamos mais ansiosos para o show de talentos e para os esportes.
– Esperamos que seja muito legal e que a gente ganhe os jogos.
– Gostaria de ficar de tarde e almoçar no colégio.
(Por: Fofocas SA)