O Auditório 1 do Colégio Anchieta ficou lotado de jovens interessados em conhecer ideias capazes de mudar o mundo. Assim foi o TEDxYouth@PortoAlegre, evento que aconteceu na semana passada e que trouxe muitas reflexões para o público jovem.
Além dos alunos do Anchieta, o evento contou com representantes dos Colégios Monteiro Lobato, Marista Rosário e Santa Inês. A apresentação ficou a cargo do professor Silvio Almeida, do Anchieta, e do Diretor de Unidade Acadêmica de Graduação da Unisinos, Gustavo Borba, representante do TED no Brasil.
Toda a organização do evento foi feita pelos alunos da 2ª Série do Ensino Médio, supervisionados pelos professores Silvio Almeida e Cleiton Gretzler, e pela Coordenadora do Serviço de Orientação Educacional Isabel Tremarin. Para o professor Cleiton, o envolvimento dos alunos representou uma experiência muito rica. “Para os alunos e alunas envolvidas em todo processo, o evento representou a culminância de um processo realizado a muitas mãos: alunos, professores e gestores puderam construir trabalhando juntos. Aprendemos, celebramos e nos transformamos! O projeto de vida dos alunos e alunas estará marcado também por mais essa rica experiência”, pondera.

De experiências de vida à reflexões sobre cuidado com o meio ambiente: com vocês os speakers

Exercitar a capacidade criativa e valorizar as habilidades pessoais foi o tema abordado pelo professor de Biologia do Ensino Médio, Paulo de Tarso Fonseca. As experiências em sala de aula possibilitaram que ele enxergasse as potencialidades dos alunos a partir da sua criatividade na apresentação de trabalhos, por exemplo. “Quando criamos algo, nos apropriamos do conhecimento. É preciso incorporar a criatividade e as habilidades de cada um no processo de aprendizagem”, explicou ele ao público.
A criatividade também foi abordada pela aluna da turma 304 Isabel Welter. Só que ela focou no processo de escrita e como escrever criativamente pode ser considerada uma forma de arte. “Palavras são formas muito intensas de se expressar”, garantiu ela. Isabela falou sobre sua paixão ao colocar as letras no papel ao declamar um poema de sua autoria.
A apresentação da Associação Legato fechou a primeira parte do evento. No palco, crianças e adolescentes portadores de deficiência trouxeram alegria ao público com os seus números inspirados no circo. A entidade propõe a inclusão de pessoas com deficiência por meio da arte.
“Não deixem que suas inseguranças impeçam vocês de fazerem o que querem”. Esse foi o recado das alunas e Youtubers Camila Pires e Laura Thomé. As speakers contaram sobre a sua experiência com a criação de um canal de vídeos, fato que contribuiu para que elas alcançassem influência e também o reconhecimento do público.
Maria da Conceição Braga, ou simplesmente a “Dona Maria”, emocionou o público com suas experiências de vida. Com um toque de humor, Dona Maria contou sobre sua trajetória até chegar na Capital e de como o incentivo a levou a voltar a estudar depois de 30 anos longe de uma sala de aula.
A estudante Sofia Calderano veio diretamente do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, para inspirar o público a abraçar causas em prol de quem mais necessita. Ela é voluntária do Projeto Teto, iniciativa que propõe a construção de casas para comunidades carentes. “Ter um teto traz benefícios físicos e morais a essas pessoas, que passam a criar expectativas para suas vidas e funcionar como um farol para suas comunidades”, garantiu Sofia.
Para fechar mais um bloco de speakers, a Banda Saída animou a plateia com muita música boa. Após, a aluna Nina Reckziegel, da turma 304, falou sobre o sistema prisional brasileiro, apontando algumas alternativas para reinserção dos apenados. “Precisamos acreditar em projetos que creem no ser humano e no futuro”, ponderou.
A penúltima speaker foi a aluna Mariana Pistoia, da turma 301, que falou sobre sua vida ligada ao esporte e como concilia a rotina de treinos com os estudos. “Tornei-me uma pessoa mais comprometida, porque para continuar na esgrima eu tinha que passar no colégio”, contou ela que já viajou para diversos países por causa da esgrima.
A última speaker veio do Rio Grande do Norte para ensinar um grande lição: todo material pode ter uma destinação correta. “Minha mãe me ensinou a nunca colocar lixo no chão”, contou ela. O aprendizado que levou para a vida teve influência em projetos futuros, como a reutilização do saco de cimento para construção de blocos de concreto. A ideia que iniciou em uma feira de ciências do colégio levou Bárbara para mostras em na USP em São Paulo e em Londres.

Quem colocou a mão na massa?
Um evento desse porte precisou de uma super equipe. As alunas Barbara Dick e Julia Bitencourt contam como foi participar dessa experiência:
“Foi ótimo trabalhar em um evento tão legal quanto o TEDxYouth@PortoAlegre! Essa experiência me fez aprender várias habilidades como ir atrás de patrocinadores, trabalhar em equipe… Além de me apresentar a pessoas que eu não teria tido contato se não fosse o TEDx. Acredito que o evento inspirou diversas pessoas e sei que ainda mais serão inspiradas pelas palestras e realmente amei fazer parte disso. Espero que nos próximos anos consigamos a licença novamente para outro evento, assim mais pessoas terão essa oportunidade incrível que eu e todos que participaram tiveram!” Barbara Dick (Líder de Captação de Recursos)

“Para mim o TEDx foi uma experiência única e inesquecível, nunca pensei que iria participar de evento tão legal e interessante. Foi uma forma de aprendizado que me inspirou e que tenho certeza que também inspirou muitos outros anchietanos e jovens que vivenciaram o evento. Claro que organizar foi trabalhoso, mas também uma dádiva. Valeu muito a pena e espero estar presente nos próximos que virão”. Julia Bitencourt (Líder da Técnica)

Conheça o time completo:

Curadoria: