Treinamentos

Os Treinamentos Esportivos de Seleções, direcionados aos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, pretendem aprofundar os conhecimentos quanto aos fundamentos, aos aspectos táticos e às regras de cada esporte. Têm como objetivo continuar estimulando a prática desportiva de rendimentos e a representação do Colégio em campeonatos escolares e em torneios internos e externos, além de desenvolverem os valores fundamentais à boa convivência.

Treinamento Voleibol

O voleibol no Colégio Anchieta, da sua iniciação – escolinha esportiva – até o treinamento de seleções, em todos os níveis, objetiva desenvolver competências e habilidades considerando o desenvolvimento da pessoa toda. Trabalha com a técnica, com os fundamentos individuais e coletivos, com as ações coordenativas motoras, com a tomada de decisão, entre outros, levando em conta as situações e a presença dos companheiros dentro da quadra e como as habilidades desenvolvidas podem ser úteis nessa interação. Desenvolve o trabalho em equipe de forma cooperativa, em que cada atleta torna-se consciente de sua função e de suas atribuições dentro do jogo para o melhor desempenho da equipe.

Treinamento de Handebol

O handebol é um esporte coletivo que pertence ao grupo dos esportes de invasão. No Colégio Anchieta, as aulas têm por objetivo propiciar momentos de aprendizagem dos fundamentos e das técnicas próprias do esporte, de diversão, de cooperação, de competição saudável e de desenvolvimento de habilidades motoras, de ações de jogo e de valores humanos. Em um jogo com intensa interação com a bola, as crianças, os adolescentes e os jovens praticantes deste esporte aprendem com entusiasmo e empenho, potencializando a concentração, a memória, a tomada de decisão e o espírito de liderança, auxiliando no desempenho acadêmico.

Treinamento de Ginástica Rítmica

Proporciona conhecer e desenvolver os movimentos básicos da Ginástica Artística, de forma individual e coletiva, identificando potencialidades e limites corporais, respeitando as diferenças e promovendo a autonomia das estudantes. São explorados movimentos que exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio. Trabalha com aparelhos como trave, barra fixa, mesa e com a execução de movimentos no solo.

Treinamento de Futsal

O futsal no Colégio Anchieta é ofertado nas modalidades de escolinhas e de treinamentos. Tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades específicas do esporte de forma individual e coletiva. As aulas oportunizam a aprendizagem dos fundamentos e da técnica, além de desenvolverem as habilidades motoras, a integração, a cooperação e a participação em eventos de competição esportiva.

Treinamento de Futebol

O futebol no Colégio Anchieta é ofertado nas modalidades de escolinhas e de treinamentos. Tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades específicas do esporte de forma individual e coletiva. As aulas oportunizam a aprendizagem dos fundamentos e da técnica, além de desenvolverem as habilidades motoras, a integração, a cooperação e a participação em eventos de competição esportiva.

Treinamento de Basquete

O basquetebol no Colégio Anchieta, da sua iniciação até o treinamento em todos os níveis, objetiva desenvolver competências em três diferentes domínios: social, cognitivo e técnico. No domínio social, utiliza estratégias que levam os estudantes a apreciarem o jogo de basquete e a desenvolverem competências sociais, como a cooperação, o respeito aos colegas, aos adversários e às regras do jogo, capacitando-os para viver uma vida plena e saudável coletivamente. No domínio cognitivo, desenvolve a capacidade de tomada de decisão para a resolução das situações dentro do jogo. Torna divertida e estimulante a conquista de metas e o domínio das habilidades do basquetebol. Já no domínio técnico, trabalha os fundamentos e as habilidades da modalidade, respeitando sua utilidade no contexto do jogo, como também o aprimora o domínio de técnicas e de padrões de jogo específicos.