A live de lançamento do livro do 6º Concurso de Redação e Arte aconteceu na última terça-feira (18), com presença remota de educadores, estudantes e familiares das instituições de educação básica da Rede Jesuíta de Educação. O projeto foi desenvolvido ao longo de 2022 e envolveu estudantes e professores do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental na temática da Campanha da Fraternidade da CNBB, “Fraternidade e Educação”, sob o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr. 31, 26).

Mediada pelo Secretário Executivo da RJE, Pedro Risaffi, a live contou com falas das três estudantes que tiveram os trabalhos mais votados pelo público e pela comissão julgadora. No encerramento, o Diretor da RJE, professor Fernando Guidini, destacou as aprendizagens que o projeto fomenta e o olhar sensível dos trabalhos apresentados no livro e anunciou o lançamento da 7ª edição do Concurso, com o tema da Campanha da Fraternidade de 2023: Fraternidade e Fome. “Ao folhear as páginas, vemos a diversidade e as representações dos estudantes de Teresina, de Fortaleza, da Bahia, até chegarmos lá no Rio Grande do Sul. É a nossa rede, é a proposta educativa que nos inspira. Nós temos um grupo de mais de 50 educadores que se envolveram no projeto, entre professores, diretores e coordenadores. Vocês nos ajudam a olhar sobre a realidade do nosso país, a promover diálogos essenciais na aprendizagem e a apontar caminhos para uma formação humana e integral”, salientou.

 

6º Concurso de Redação e Arte

O livro reúne os trabalhos que tiveram as melhores avaliações dos mais de 3.900 estudantes e educadores que votaram nas produções, divididas nas categorias de desenho, produção literária e fotografia. Ao todo, são 27 textos, 27 fotos e 27 produções artísticas, disponíveis nas versões digital e física do livro.

As produções de seis estudantes do Colégio Anchieta foram escolhidas para compor a obra e podem ser conferidas na versão digital do livro, disponível neste link.

Laura Emerich – Produção Textual – “A realidade educacional brasileira”

Marina Pereira Monteiro – Produção Textual – “Escolas na pandemia”

Agnes Gibbon May – Produção Fotográfica –  “Construindo educação”

Ana Laura Quevedo Scheffer dos Santos  –  Produção Fotográfica –   “O novo começo”

Bruno Azzarini Rostirola  –  Produção artística  –  “Portal do aprendizado”

Isabella da Cunha Batista –  Produção artística  –  “Ensinamentos da Terra”

No próximo mês, durante a abertura da 24ª Semana Literária e 9ª Cultural, estudantes e professores(as) envolvidos(as) na obra serão convidados(as) a subir ao palco para uma homenagem.

 

Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação

Criado em 2016, o projeto escolhe os melhores trabalhos criados pelos estudantes do 7º ao 9º ano para compor uma coletânea publicada pelas Edições Loyola sempre no ano seguinte à realização do concurso. As duas primeiras edições estiveram centradas no 7º ano – que representava as produções artísticas – e 8º ano – com produções textuais – para, a partir de 2018, contemplar também as turmas do 9º – que concorrem com fotografias.

A iniciativa foi um chamado para o trabalho em rede e para a valorização das habilidades e talentos dos estudantes das unidades da RJE. Muito mais que uma competição, o Concurso de Redação e Arte é um exercício de Aprendizagem Integral, já que, a cada ano, um novo tema é levantado para nortear as produções dos jovens. Por meio de cada temática, o estudante é convidado à criticidade e à reflexão, expressando artisticamente o seu ponto de vista frente às questões. O Concurso de Redação e Arte é uma oportunidade para a ressignificação de posturas e de olhares, tendo sempre no horizonte os valores da fé cristã e da justiça socioambiental.