Clique na imagem para acessar a versão digital do livro

No início deste mês, em um momento de celebração da cultura e da diversidade protagonizada por estudantes e docentes, centenas de integrantes da Rede Jesuíta de Educação (RJE) reuniram-se virtualmente para o lançamento do livro do 7º Concurso de Redação e Arte da RJE e o lançamento do 8º Concurso.

A sétima edição do projeto teve como inspiração a Campanha da Fraternidade da CNBB de 2023, Fraternidade e Fome, sob o lema Dai-lhes vós mesmos de comer (Mt, 14.16). O livro reúne os trabalhos que tiveram as melhores avaliações entre os mais de 4.500 estudantes e educadores que votaram nas produções, divididas nas categorias de desenho, produção literária e fotografia.

Na abertura da live, o Diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), prof. Fernando Guidini, parabenizou estudantes e educadores pelo envolvimento repleto de sensibilidade e consciência em relação ao tema Fraternidade e Fome. Ele também lembrou que, no ano passado, o Brasil voltou ao Mapa da Fome, com 33 milhões de pessoas passando fome. “Lá no início de 2023, eu conversava com todos os diretores e perguntava para eles o que cada um dos colégios estava fazendo sobre esse tema e o que que cada um dos nossos colégios poderia fazer ainda mais. E aí veio, dentre outras atividades, o nosso concurso que vocês se envolveram, motivados, sensíveis, conscientes sobre essa realidade e por meio dos estudos realizados ao longo dos semestres, a forma como os professores foram integrando essa questão aos planejamentos, vocês foram traduzindo em ideias, em contextos, em experiências, traduzindo em textos, em fotografias e outras produções”, destacou.

Faça o download do livro neste link.

Na sétima edição do livro, o Colégio Anchieta foi representado pelos professores Patrícia Fernandes Gomes, André Leivas, Angela Tocchetto, Gustavo da Costa, Adriano Sauer, Maria Helena Trevisol e Renée Hasperoy e por um time inteiramente feminino de estudantes. Confira abaixo as anchietanas que venceram o 7º Concurso de Redação e Arte da RJE:

 

Antonella Teló Barth – Produção artística

“Estou com fome”, pág. 31.

 

Isadora Gutterres Dias – Produção artística

“O grande vazo em mim”, pág. 54.

 

Rafaela Amaral Prestefelippe – Produção fotográfica

“Fome, um conflito constante”, pág. 82.

 

Eduarda de Freitas Anselmo – Produção fotográfica

“A fome crônica”, pág. 29.

 

Paola Terrilla Zanette – Redação

“Problemas e soluções”, pág. 81.

 

Manuela Colombo Vacaro – Redação

 “A fome está aumentando”, pág. 69.

 

Na mesma ocasião, foi realizada a abertura oficial do 8º Concurso de Redação e Arte, que, no âmbito das comemorações dos 10 anos da Rede em 2024 e alinhado às discussões II Congresso da RJE, abordará o tema Tradição em Inovar: Memória, Esperança e Experiência em um Colégio Jesuíta.

 

Conheça o projeto

O Concurso de Redação e Arte foi criado em 2016 e escolhe os melhores trabalhos criados pelos estudantes do 7º ao 9º ano para compor uma coletânea publicada pelas Edições Loyola sempre no ano seguinte à realização da competição. No projeto, leitura, desenho e fotografia se configuram como dimensões da formação integral proporcionada aos estudantes por meio da Pedagogia Inaciana. As duas primeiras edições estiveram centradas no 7º ano – que representava as produções artísticas – e 8º ano – com produções textuais – para, a partir de 2018, contemplar também as turmas do 9º – que concorrem com fotografias. A iniciativa foi um chamado para o trabalho em rede e para a valorização das habilidades e talentos dos nossos estudantes. Por meio de cada temática, o estudante é convidado à criticidade e à reflexão, colocando expressando artisticamente o seu ponto de vista frente às questões.