Entre os dias 13 e 17 de julho, ocorreu o X Congresso Mundial de Antigos Alunos Jesuítas, em Barcelona. Reunidos no Colégio Sant Ignasi Sarrià, participaram do encontro mais de 350 antigos alunos egressos de colégios da Companhia de Jesus de todo o mundo. O evento foi precedido por uma visita ao Santuário de Montserrat e à Manresa, lugares marcantes para o processo de conversão de Santo Inácio.

No dia 13, na Basílica de Santa Maria del Mar, Bairro Gótico de Barcelona, sob a presidência do Padre Geral Arturo Sosa, ocorreu a celebração eucarística de abertura do Congresso. Nos dias seguintes, diferentes palestrantes abordaram temáticas sensíveis à sociedade, à Igreja, à Educação e à Companhia de Jesus, como estes:

– A Religião e a Reconciliação

– Ecologia

– Migrações

– O papel das mulheres na Igreja e no Mundo

– Inovação Social

– Educação Jesuítica

– Trabalho em rede

Participaram do congresso, representando o Colégio Anchieta e a Associação dos Antigos Alunos do Anchieta – 4A, as antigas alunas Maria Inês Peña e Renata Marquês, também professora, juntamente com o professor Márcio Longhi, referencial dos Antigos Alunos. Esta foi uma oportunidade para o alinhamento de um trabalho voltado aos antigos alunos, que pretende se constituir em rede global, mas sem perder a sua característica de ação local.

O tema do Congresso, “os valores que nos unem e o futuro que nos move”, compreende um convite para que se possa transformar o sentimento de pertença e de afetividade com nossas instituições em um trabalho de transformação social, pautado pela justiça e pela reconciliação. O Padre Geral convida toda a comunidade de antigos alunos a participar do apostolado da Companhia de Jesus, buscando “ser mais para e com os demais”!.

Encontro com o diretor de formação da Rede Jesuíta da Catalunha

Antes do congresso, os representantes do Colégio Anchieta foram recepcionados pelo professor Miquel Amor, diretor de formação da Rede Jesuíta da Catalunha. O encontro, que aconteceu no Colegio Sant Ignasi de Sarrià, em Barcelona, foi uma oportunidade de conhecer o espaço formativo da instituição, o projeto educativo da Rede Jesuíta presente na Catalunha e suas inovações pedagógicas implementadas nos últimos anos. A partilha das experiências promoveu uma importante reflexão sobre os desafios e as possibilidades de um projeto formativo integral na perspectiva da Companhia de Jesus.