Histórias de superação marcaram o primeiro dia do Magis Inovação Anchieta, evento organizado pelos alunos do 9º Ano com apoio de conselheiros da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio. Por meio de suas experiências contadas no palco do Auditório 1, os speakers convidaram a plateia a sair da zona de conforto para conquistar seus objetivos, inspirando mudanças em suas vidas.

A primeira speaker a falar foi a publicitária Nicole Leyser, que trouxe o projeto Sonho de Cristal, que oportuniza às adolescentes de comunidades carentes uma festa de 15 de anos. A iniciativa iniciou em uma escola do bairro São José e foi abraçada por Nicole e mais uma colega ainda durante a faculdade.

A anchietana Letícia Chemale retornou ao Colégio agora como speaker do Magis Inovação para contar sua volta ao mundo em família. Uma experiência junto com o marido e os filhos de 3 e 4 anos que a levou a conhecer 14 países durante um ano, conectar-se com muitas pessoas e ampliar sua visão de mundo.

A Anna Carolina Mallmann, aluna anchietana, compartilhou uma experiência que a impulsionou a mudar. Após ter de repetir o ano escolar, Anna decidiu mudar sua atitude, encontrando um propósito e tentando tirar o melhor proveito daquela lição. “Quem define vocês são as pequenas escolhas que vocês fazem. Não desistam de vocês mesmos por causa de uma falha”, destacou.

A biologia sintética e de que forma ela pode revolucionar nosso dia a dia foi o assunto abordado por dois estudantes da UFRGS. Junto com um grupo de mais 16 alunos, eles participaram da maior competição de biologia sintética do mundo o IGEM, promovido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). O projeto, cuja inscrição foi custeada por meio de arrecadação de recursos online, prevê a criação de protótipos de filtro-boia com microrganismos programados biologicamente para degradar resíduos de glifosato na água, um agrotóxico muito encontrado em rios e lagos em todo o país.

Exemplos de projetos sociais que impactam a sociedade por meio da felicidade: essa é a proposta da Smile Flame, empresa de ações de impacto social criada pelo publicitário Daniel Matos. Junto com o irmão, Daniel criou iniciativas como Skate no Asilo, evento que reuniu skatistas em uma competição no Asilo Padre Cacique para integrar os idosos com os jovens, levando alegria e diversão para os velhinhos. Também é uma iniciativa deles a Corrida Maluca de cadeirantes, que reúne crianças fantasiadas de personagens com cadeiras totalmente customizadas por designers.

Mari Marsiaj foi a sexta speaker da manhã e contou sobre como sair da sua zona de conforto foi bom para seu crescimento e amadurecimento. A partir de suas experiências do dia a dia, a anchietana contou como conseguiu se livrar do medo que a bloqueava de tentar coisas novas e como hoje participa de projetos no Anchieta ou do time de basquete porque simplesmente resolveu dar uma chance para si mesma.

A professora de Língua Portuguesa e Literatura Isabel Janostiac emocionou o público com sua história de vida, que incluiu persistência em seus objetivos, determinação e apoio da família. “De tudo na vida levamos algum aprendizado. Precisamos de momentos alegres e tristes para nos tornarmos cidadãos”, disse referindo-se à trajetória de dificuldades que teve nos últimos anos do período escolar e na faculdade, como a crise financeira da família e a doença do pai.

Ele levou o título por três vezes consecutivas de melhor atacante do campeonato brasileiro. O jogador de voleibol Roberto Minuzzi teve uma ascendência muito rápida na carreira de atleta de alta performance, mas sua primeira partida como profissional foi frustrante. Desistir não foi uma opção. Nem quando sofreu um problema de saúde aos 23 anos. As adversidades não foram capazes de detê-lo em sua jornada, que foi coroada de grandes conquistas.

Jesus Daniel é venezuelano e veio ao palco do Magis Inovação para contar sobre como ser migrante é uma grande oportunidade para crescer. Engenheiro mecânico de formação, morou um ano na Irlanda e voltou para seu país, que estava em crise. Veio para o Brasil em 2015 e trabalhou em uma borracharia. Três anos depois tornou-se analista de tecnologia em uma empresa do polo tecnológico da UNISINOS. “Temos que deixar de lado o preconceito contra os migrantes, pois eles representam muitas possibilidades”, ressaltou.

Thiago Gruner é antigo aluno e trouxe ao público sua experiência ao realizar uma viagem até o Uruguai de bicicleta com um amigo. Após essa aventura de 1000km pedalados, ele aprendeu alguma lições como vencer o medo, sair da zona de conforto, ter persistência, jogo de cintura, paciência e humildade.

Julinho Dancehall foi o último speaker da manhã e animou o público com sua história de superação ao se tornar professor de dança, inclusive premiada como 5º melhor coreógrafo do mundo, título que receberá em duas semanas na Espanha.

A manhã também foi recheada de atrações culturais como a Banda dos professores da Escola de Artes, a dupla Nathalia Tarnowski e Gabi Moraes e o trio Luiza Haggsträm, Mariana Glimm e Pedro Longhi.