As aulas de Ciências das professoras Rayane Levices e Silvia Cramer propuseram um desafio aos alunos do 8º Ano: criar campanhas de alerta e conscientização às Infecções Sexualmente Transmissíveis. A atividade fez parte da avaliação dos estudos sobre Reprodução Humana, que teve ainda como fechamento um bate-papo com uma médica ginecologista e obstetra sobre o assunto.

Cada grupo pesquisou e criou uma campanha sobre uma Infecção, que foi colocada em votação junto com as campanhas dos colegas. Foram 140 votos ao total, distribuídos da seguinte forma: 35 votos para o primeiro lugar, 17 votos para o segundo lugar e 10 votos para o terceiro, que causou empate entre dois grupos.

Para fechar o trabalho, no último sábado, mais de 160 alunos participaram de um bate-papo via Microsoft Teams com a médica ginecologista e obstetra Dra. Viviane Pereira de Araújo, que trouxe a vivência dela de atendimentos a adolescentes tanto na rede pública quanto privada. Viviane falou sobre a importância da informação e da prevenção. “As Infecções Sexualmente Transmissíveis são doenças cada vez mais comuns que acometem os adolescentes e adultos jovens. Sempre temos que buscar informação e se prevenir”, ressaltou.

Ela também citou a importância do diálogo com os pais e as diferenças entre a realidade da rede pública e privada. “Na rede pública, vemos muito mais casos de gravidez na adolescência, por exemplo. Na privada, o acesso à informação é muito mais fácil, seja via internet seja conseguindo agendar uma consulta com mais rapidez”, contou. Os alunos participaram trazendo suas principais dúvidas em relação ao tema.

“Percebemos que nesse momento de transição de aulas presenciais para aulas síncronas virtuais, torna-se cada vez mais importante estimular o engajamento e a participação dos alunos, através de diferentes recursos pedagógicos. Ao elaborarem a campanha de alerta e conscientização às Infecções Sexualmente Transmissíveis, os alunos tornaram-se protagonistas de sua própria aprendizagem. Além disso, com a participação da convidada durante a aula a experiência tornou-se ainda mais enriquecedora e atrativa”, destacaram as professoras Rayane Levices e Silvia Cramer.