Na noite de terça-feira, 07, o Colégio Anchieta realizou a Reunião Geral de Volta às Aulas, que contou com a presença de docentes, colaboradores administrativos, diretores e jesuítas. O momento, rodeado pelo clima de alegria que somente o reencontro entre colegas e o retorno das atividades podem causar em uma comunidade educativa, também contou com um convidado especial: o Diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), professor Fernando Guidini, que realizou uma aula inaugural inspirada no terceiro Ano Vocacional. Neste ano, o objetivo é promover uma cultura que desperte dons como graça e missão a serviço do Reino de Deus.

A noite iniciou com o Diretor Acadêmico, Dário Schneider, dando as boas-vindas a todos em um momento de acolhida e de espiritualidade.  Em seguida, o Diretor-geral, Pe. Jorge Knapp, SJ, recepcionou os novos e os antigos educadores com um breve resumo da Companhia de Jesus no Brasil e no mundo. Além disso, apresentou a Missão e a Visão da Rede Jesuíta de Educação, que deve nortear toda a vivência dos educadores, e a Campanha da Fraternidade de 2023, que tem como tema “Fraternidade e Fome” e como lema as palavras de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt, 14.16).

Os desafios e as oportunidades para 2023 também foram mencionados pelo Diretor-Geral, entre eles a continuidade do Currículo Bilíngue Integrado (CBI) na Educação Infantil e no Fundamental I e a implementação no Fundamental II e no Ensino Médio; o Novo Ensino Médio, que agora está em seu segundo ano de implantação; a continuidade do Sistema de Gestão da Qualidade Escolar (FLACSI/ SQGE) e o Planejamento Estratégico RJE; a continuidade da metodologia com material didático digital no E.F. II; a qualificação dos espaços e os investimentos em tecnologia, bem como a sustentabilidade humana e acadêmica. Além disso, outros importantes desafios para o ano de 2023 são o estudo da Campanha da Fraternidade e, a nível de Igreja, o aprofundamento da Vocação à vida, à existência e ao ser cristão, mas também a busca por uma vocação específica, que surge a partir de um chamado: “Qual é a melhor vocação? É aquela que ajuda a gente a ser feliz e a se realizar, mas para isso nós temos que estar abertos à experiência de Deus”, refletiu Pe. Jorge, SJ.

Em seguida, foi a vez do Diretor Administrativo, Inácio Reinehr, apresentar algumas das novidades e das melhorias realizadas na estrutura do campus durante o período de férias escolares. Entre elas, a Quadra de Futebol Society, no Prédio A, a nova estrutura e cobertura da quadra poliesportiva na área externa do Ginásio, no Prédio K, e a instalação de dois escorregadores no morrão e um elevador no Prédio B.

Em um segundo momento, o professor Fernando Guidini foi convidado a iniciar a sua fala inspirada no tema do Ano Vocacional, intitulada “Educação jesuíta: vocação à integralidade da vida”. Esta foi sua terceira visita ao Colégio Anchieta. Em 2017, foi recebido como Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira (PR) para discutir a Proposta Pedagógica da Companhia de Jesus e, no ano passado, já como Diretor da RJE, para dialogar sobre questões de gestão, de estrutura, de cultura e sobre os rumos da Companhia de Jesus.

No encontro deste ano, a conversa com a comunidade educativa teve como foco a reflexão sobre os caminhos para que o grande horizonte da Vocação da Companhia de Jesus torne-se uma contínua realidade dentro do Anchieta. Foram abordados os fundamentos da Vocação, o Apostolado Educativo da SJ e da RJE, assim como a resposta da Rede para uma prática pedagógica experienciada.

“Eu penso com vocês, como Colégio, ao ler os documentos a que eu tenho acesso”, explicou Guidini ao apresentar as respostas para questionamentos que surgiram durante a avaliação do Colégio, que foram entregues à Direção em um relatório. Para chegar às respostas, foi preciso primeiro foi encarar uma grande provocação: “Que Colégio Jesuíta o mundo de hoje precisa?”. Sendo assim, Guidini reuniu transposições divididas em 11 grandes categorias e 4 indicadores. “Essas categorias são olhares por que tenho sensibilidades, preocupações e respostas que também vocês estão dando como Colégio. E que esta Vocação deveria, de alguma forma, trabalhar nos projetos desenvolvidos durante este ano”, destacou Guidini. Entre os indicadores estão a inovação, a pesquisa, as perguntas fundantes e a autoria da resposta local. “Refletimos juntos e, a partir disso, vocês vão construindo esse horizonte de significação ao longo do ano”, concluiu Guidini.

Por fim, o Diretor da RJE também destacou a importância do engajamento da comunidade jesuíta e anchietana na Campanha da Fraternidade 2023, que tem“Fraternidade e Fome” como tema.

A Reunião Geral também contou com um momento especial dedicado ao reconhecimento dos diferentes setores que movimentam o Colégio. São cerca de 460 colaboradores, divididos entre 235 administrativos, 225 acadêmicos e 05 jesuítas. Em 2023, o Colégio Anchieta contará com os jesuítas Pe. Jorge Knapp, SJ, Diretor-Geral, Pe. Guido Valli, Reitor da Igreja da Ressurreição, Ir. Oscar Jorge Knorst, atual Conselheiro Espiritual, Ir. Paulo Welter, responsável pela Vila Oliva e o escolástico Higor Jesus de Lima, que agora integra o Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral (SOREP) da 2ª Série do Ensino Médio. A pedido do Diretor Acadêmico, cada grupo de integrantes dos diferentes setores levantou-se para receber os aplausos dos colegas.

Na próxima sexta-feira, dia 10, acontece a Acolhida às Famílias, e a segunda-feira, dia 13, marca o início do 133º Ano Letivo do Colégio Anchieta.