Na manhã de quinta-feira (31), aconteceu o encerramento do 11º Fórum das Equipes Diretivas, no Colégio São Luís, em São Paulo (SP). Felipe Carrillo, secretário executivo da Federação Latinoamericana dos Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi), apresentou o livro Aprender por refração, recente lançamento do jesuíta filipino, Pe. Johnny Go. A obra apresenta o desenvolvimento e uma aplicação do Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI), a partir de experiências e reflexões de educadores que utilizam o PPI em suas aulas.

O livro também oferece um roteiro para que qualquer educador – não só aquele de colégios jesuítas – provoque em seus estudantes uma experiência de aprendizagem profunda. Carrillo iniciou a sua apresentação lembrando os dois anos da parceria da Flacsi com a RJE na aplicação do aprender por refração. “O livro surge depois de 25 anos da publicação do PPI, e o conceito vem de dois elementos da Pedagogia Inaciana: reflexão e ação”, afirmou.

Em diferentes momentos da palestra, as lideranças puderam reunir-se em pequenos grupos para refletir sobre os tópicos abordados. Carrillo expôs, ainda, que a reflexão é o resultado das conexões que o estudante realiza com a organização das suas ideias, e que há diferentes maneiras de refletir: reflexão pessoal, conceitual e metacognitiva. A excelência por meio da ação acontece quando o educador entende a importância do conteúdo, a aplicação da aprendizagem no mundo real e o uso do conhecimento, das habilidades e dos entendimentos desejados.

Percepções:

Para a diretora acadêmica do Colégio Catarinense, de Florianópolis (SC), Louisa Schoter, o Fórum “revela o amadurecimento da Rede nos grandes temas que nos interpelam a todos: inovação, currículo, aprendizagem, mediação e educação integral, novos espaços para o aprender”. Ana Tobias, diretora-geral do Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (Cepac), do Rio de Janeiro (RJ), avaliou que o evento foi uma possibilidade de se reconhecer enquanto comunidade educativa, identificar as questões que são preponderantes na educação, os desafios, as potencialidades e as oportunidades em contextos diferentes. “Participar do 11º Fórum de Equipes Diretivas da RJE tem um significado enorme para mim como profissional e como líder de uma instituição recente, que completa nove anos e que tem muito potencial e muito a caminhar. Esse encontro, além de ser uma oportunidade de nos reconhecermos como comunidade educativa, nos oferece ferramentas e nos desafia a refletir mais profundamente, a fim de desenvolvermos práticas mais estratégicas e com propósito de futuro.

“O Fórum teve como objetivo fortalecer o elo e formar lideranças, por meio de uma comunidade de aprendizagem baseada na Pedagogia Inaciana da Companhia de Jesus. Neste ano, celebramos os 30 anos deste documento fundamental, e é importante não apenas celebrar, mas também relembrar suas características, aplicabilidade e a relação entre a Pedagogia Inaciana e a Espiritualidade Inaciana. Hoje, cada unidade está onde está, em cada região, com a sua diversidade, com as suas cores, seu sotaque, seus sabores. No entanto, temos muita riqueza em comum e uma das riquezas é a Pedagogia Inaciana, é a riqueza principal”, destacou Ana Loureiro. Tudo isso nos retroalimenta e nos convoca a traçar caminhos novos para o futuro que desejamos.

A diretora acadêmica do Colégio São Luís, Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian, comentou que o CSL sediar o Fórum foi uma oportunidade de abertura aos colégios da RJE e permitiu o compartilhamento de saberes e experiências. “Esses momentos foram de grande valia para enriquecer nosso trabalho e fortalecer nossa missão. Como um corpo, sentimos os membros unidos para vivências e trocas que certamente nos despertaram para revisão e inspiração para o cumprimento dos nossos objetivos e aperfeiçoamento de muitas práticas para nossos maiores bens, nossos alunos. A programação estava equilibrada, mesclando e intercalando momentos de formação, reflexão e exercícios de compartilhamento de experiências, em plena sintonia com o PPI, mote do Fórum, por seus 30 anos de escrita e prática nos colégios da Companhia de Jesus”.

Livro “Aprender por refração”:

De autoria de Rita J. Atienza, coordenadora da Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional do Instituto SALT (Science and Art of Learning and Teaching Institute), da Universidade Ateneo de Manila (Filipinas), e de Johnny C. GO, SJ, secretário de educação das escolas jesuítas de ensino primário e secundário em toda a região da Ásia-Pacífico e diretor do Instituto SALT, a versão original deste livro, Learning by Refraction, foi publicada no ano de 2018, por ocasião do 25º aniversário do documento Pedagogia Inaciana: uma Proposta Prática (1993), em que a Companhia de Jesus promulgava oficialmente o “Paradigma Pedagógico Inaciano” (PPI), dirigido principalmente, porém não exclusivamente, aos colégios jesuítas.

O livro apresenta um desenvolvimento e uma aplicação desse paradigma de ensino-aprendizagem para o século XXI. Procede das experiências e das reflexões de professores que utilizaram o PPI em suas aulas durante todos esses anos, e incorpora os mais recentes avanços pedagógicos que podem ajudar a pedagogia inaciana a alcançar toda a sua capacidade transformadora nas vidas dos docentes que a utilizam e nas de seus alunos. O livro oferece um roteiro para qualquer educador que busque ir além do mínimo exigido e queira provocar em seus alunos uma autêntica experiência de aprendizagem em profundidade. Os educadores (não só dos colégios jesuítas), sem dúvida, encontrarão ideias e enfoques úteis que poderão aplicar à sua prática docente.

O livro pode ser adquirido no site da Edições Loyola.

Fonte: Rede Jesuíta de Educação

Fotos: Comunicação Colégio São Luís