O final do ano está chegando e com ele aquele momento de refletir sobre tudo o que passou: alegrias, desafios e aprendizados. Pensando nisso, o Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral (SOREP) e o Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Anchieta organizaram mais uma edição do Projeto Espiritualidade e Convivência, no último sábado, dia 18, a fim de oferecer aos professores e assistentes acadêmicos de Educação Infantil ao 5º Ano um momento de reflexão e compartilhamento desses momentos vividos durante o ano.
A partir do tema As tessituras do SER pessoa e do SER docente no ambiente escolar. Ser MAGIS do retalho à colcha, os participantes do encontro receberam na semana anterior um convite com retalho de tecido e um kit costura para a produção de uma arte que representasse a interface “PESSOA E DOCENTE” na educação.
Durante a manhã, os presentes participaram de um momento de espiritualidade, que incluiu uma pausa para meditação inaciana e bênção do Pe. João Roque. A partir da palavra do Evangelho, partiu-se para a reflexão sobre algumas questões propostas, que depois foram compartilhadas com o grupo. Após, os tecidos customizados foram colocados no centro da roda, formando uma grande colcha de retalhos, sendo cada retalho a representação de cada um dos participantes, suas histórias, alegrias, desafios, construções. Nesse momento, as representantes do SOREP declamaram o poema adaptado da história Colcha de Retalhos, de Cora Coralina.
A ideia dessa atividade foi reforçar o sentido de pertença e identidade enquanto educadores inacianos, tendo presente os quatro C’s: – pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas. Ao observar-se a colcha, percebeu-se a existência de tantas pessoas diferentes, mas com o mesmo propósito: promover uma educação de excelência, a partir dos esforços como educador, passando pelo viés da escuta, do olhar, do cuidado consigo e com o outro, entrelaçando a vivência espiritual e a convivência entre os pares.
Por último, todos foram convidados a participar de uma dança circular conduzida pela professora Joelene de Lima, possibilitando a experiência de sentir, ouvir e olhar o outro.
Na segunda parte da manhã, ainda houve uma roda de conversa com o filósofo, psicólogo e psicanalista Guilherme Olivier, que abordou a palestra A ética do cuidar e o do cuidado. El abordou a importância da escuta, da acolhida, do entrelaçamento de sentimento e emoções que envolvem a relação educador-educando no fazer pedagógico.