Oito estações. A cada dez minutos, os grupos de alunos trocam de lugar para dar início ao novo desafio proposto. E assim foi durante a aula de Literatura da professora Isabel Janostiac. A turma, que está estudando o Clacissismo, movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento na Europa, teve uma aula na Biblioteca baseada na metodologia do ensino híbrido, que mescla a orientação do professor, a utilização da tecnologia e o trabalho colaborativo.

Cada estação representou uma atividade a ser desempenhada pelo grupo de alunos e preenchida no polígrafo que cada um recebeu: construção de um mapa conceitual com características do Clacissismo utilizando o livro didático; contextualização histórica utilizando pesquisa na internet; transcrição de um poema de Camões por meio de consulta a livros da Biblioteca; assistir a vídeos sobre o conteúdo e anotar as ideias principais; buscar, com a ajuda de smartphones, três filmes baseados no período estudado e trazer sinopses sobre eles; buscar informações sobre Camões em diversas plataformas; pesquisar outros autores que também sejam do período do Clacissismo; e, por fim, resolver uma questão.

Segundo a professora Isabel, o objetivo dessa atividade foi proporcionar aos alunos a utilização de diversos recursos para aprendizagem, tornando o assunto ainda mais atrativo para eles. “O objetivo da aula de hoje foi tentar trabalhar com metodologias diferentes, em um ambiente fora da sala de aula, o que também não deixa de ter uma característica de sala de aula invertida, já que é um assunto que eles ainda não estudaram. Mesclamos diversos meios didáticos, que caracteriza o ensino híbrido, unindo o tradicional e o tecnológico”, explica.