No mês de junho o Colégio Anchieta recebeu o advogado e professor universitário João Paulo Forster para um ciclo de palestras intitulado “O que eu deveria saber? Visões jurídicas sobre comportamentos escolares”. Saiba mais sobre a atividade no texto abaixo, escrito pelo Coordenador de Unidade de Ensino Fund. II e Ensino Médio, Cleiton Gretzler.
Em um contexto (pós) pandêmico adverso, é importante que os estudantes do 9º ano e do Ensino Médio e suas famílias possam perceber o alcance e as perspectivas norteadoras da educação jesuíta, presentes no projeto desenvolvido pela Coordenação de Unidade de Ensino, em parceria com as Equipes de Ano/Série e professores. O projeto, denominado “O que eu devia saber? Visões jurídicas sobre comportamentos escolares uma oportunidade de aprendizagem”, teve a intenção de salientar o fato de que todos os atores que compõe a comunidade educativa estão constantemente aprendendo a aprender (aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver) e, a discernir. Nesse sentido, o Colégio organizou a atividade no intuito de contribuir para a compreensão de que a escola se propõe a ser um espaço em que o conhecimento seja visto não como algo acabado, mas, sim, como um lugar em que a ciência se faz na práxis do dia a dia. Uma escola reflexiva se compreender como uma comunidade de aprendizagem, um local no qual produz e se reflete sobre o contexto, tematiza a prática do cotidiano da vida escolar.
Categorias como espaço e tempo são resultados dessa experiência vivida. O que era fixo e irreversível abre espaço à pluralidade complexa das relações vivenciadas entre a história e o mundo. Ainda não existe, portanto, um modelo educativo complexo já pronto, mas sim em construção sendo feito. (GUIDINI, 2017, p. 94).