Há 4 anos sendo trabalhado no Colégio Anchieta, o Projeto Cadeira Vermelha é um sucesso entre os alunos e já chegou a ser apresentado no I Congresso da Rede Jesuíta de Educação, que ocorreu em São Paulo, no ano passado. Agora, chegou a vez de compartilhar a experiência com o Colégio Medianeira, de Curitiba (PR), que irá implementar a iniciativa com os alunos do 8º Ano em 2021.

Na última sexta-feira, a Orientadora Educacional 4º e 5º Ano, Márcia Schivitz, precursora do projeto no Anchieta, participou de um encontro on-line com educadores e estudantes do Medianeira para falar sobre o projeto. Também esteve presente a Coordenadora de Cidadania Global do Educate Magis, Ciara Beuster, direto da Irlanda. O Projeto Cadeira Vermelha faz parte do portfólio de projetos que tratam da cidadania global da plataforma Educate Magis, e é desenvolvido com alunos de diversos colégios jesuítas espalhados pelo mundo para alertar  sobre o direito da criança de frequentar a escola.

Márcia contou como o projeto foi desenvolvido no Colégio Anchieta, com os alunos do 4º Ano e como passaram a valorizar a escola depois disso. “Eles passaram a perceber a importância da escola em suas vidas, ao ampliarem o olhar para como é o acesso à educação em outros países. É um projeto muito bonito, abrangente e que visa à aprendizagem integral dos nossos alunos”, explicou.

No próximo mês, a ideia é reunir estudantes e educadores dos dois colégios para compartilhar as experiências em cada etapa do projeto.