Foi em clima de sol e sede de conhecimento que aconteceu o II Congresso da RJE / VII Congresso Inaciano de Educação, na PUC-Rio, no Rio de Janeiro (RJ). Entre os dias 06 e 09 de agosto, o evento reuniu quase 450 educadores, famílias e estudantes das 17 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação com o objetivo de fortalecer a comunidade escolar e projetar os próximos passos.
O Colégio Anchieta foi representado por uma equipe de 20 pessoas, incluindo incluindo jesuítas, colaboradores acadêmicos e administrativos, representantes da APM e estudantes. A formação continuada desempenha um papel essencial na educação oferecida pela tradição jesuíta, e a participação neste evento não apenas enriqueceu as práticas educacionais, mas também fortaleceu o compromisso com a missão jesuíta de formar líderes conscientes e comprometidos com a justiça social. “A escolha do tema inovação pedagógica ressalta a ajuda que a Pedagogia Inaciana oferece aos educandos para o seu desenvolvimento pleno e investimento nos seus talentos para aperfeiçoamento da sociedade e do cuidado com o outro”, disse o diretor da Rede Jesuíta de Educação, prof. Fernando Guidini, na Cerimônia de Abertura.
A formação continuada dos educadores da RJE foi evidenciada em diferentes momentos do evento. Indo além das grandes conferências com renomados educadores e pensadores contemporâneos, que podem ser conferidas na íntegra nos links abaixo, o protagonismo estudantil também se fez presente com uma manhã inteiramente dedicada à escuta das diferentes experiências, questionamentos e reflexões de alunos inacianos sobre assuntos como o poder transformador da educação, a importância da formação integral, o engajamento político dos alunos, o crescimento humano para além da sala de aula e o impacto do ChatGPT na educação.
Confira detalhes sobre cada dia do II Congresso RJE:
Dia 1 – Começa o II Congresso da RJE
Dia 2 – Reflexões sobre inovação pedagógica marcam o segundo dia do II Congresso da RJE
Dia 3 – Estudantes são os protagonistas no terceiro dia do II Congresso da RJE
Dia 4 – II Congresso da RJE termina com o fortalecimento da Rede
Das oito mesas-redondas realizadas por alunos que concluíram o mestrado e doutorado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), três contaram com integrantes do Colégio Anchieta/RS. “A mesa-redonda 1 tratava sobre a Educação Jesuíta e os aspectos históricos. Foi um momento rico, porque falar sobre a educação jesuíta remete a entender pessoas, tempos e lugares, pessoas que foram marcantes para essa história de quase 500 anos da educação jesuíta. Porque a preocupação da Rede, quando inova, é pensar nesse processo sempre considerando as pessoas no centro. E aqui estão gestores, educadores, jesuítas que estão se colocando nesse horizonte para pensar aquilo que nessa mesa-redonda se tematizou em três teses, que é uma continuidade e até uma conexão da temática que foi colocada em comum. Então, avalio que esses espaços profundamente se identificam e relacionam com o tema do Congresso e com aquilo que a gente tem, para depois levar para nossas unidades e tornar isso uma resposta local”, avaliou o diretor acadêmico do Colégio Anchieta, prof. Dário Schneider, que abordou sua tese de doutorado “Diálogo entre a tradição e a atualização: uma análise dos documentos orientadores da gestão educacional da Rede Jesuíta de Educação (1980 a 2019).
Na mesa-redonda 6, sobre Formação integral e protagonismo juvenil, o Coordenador de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral, Márcio Longhi, apresentou sua tese de mestrado com o tema Projetos formativos como meio de desenvolvimento de competências socioemocionais e espirituais-religiosas: uma abordagem na perspectiva da formação integral.
Por fim, na mesa-redonda 8, sobre Liderança e gestão na perspectiva da formação integral, a Orientadora Educacional do 1° Ano, Luciane Costa, que falou sobre a sua dissertação intitulada Formação para a liderança e a gestão no Colégio Anchieta: uma proposição formativa.
Durante os intervalos do evento, a apresentação de pôsteres possibilitou a troca de práticas educativas, e os participantes puderam conhecer outros trabalhos e projetos realizados nas unidades da Rede. Também aconteceram diversas oficinas, ministradas por educadores dos colégios e escolas da RJE. A oficina Avaliação no Mapa das Aprendizagens: Um desafio para a Educação Integral foi ministrada pela Coordenadora Pedagógica, Dóris Trentini, e pela Coordenadora de Orientação Educacional, Isabel Tremarim.
E o professor de música da Escola de Artes, Márcio Reggiori, apresentou a oficina A relação entre o cérebro e a música e seus efeitos na aprendizagem: uma abordagem neurocientífica.
Um programação exclusiva também foi planejada para os estudantes. Na PUC-Rio, eles participaram de atividades sobre educação ambiental com o Núcleo integrado de meio ambiente PUC-Rio – NIMA e com a Pastoral PUC / Programa Magis e no Colégio Santo Inácio/RJ, puderam escrever uma carta, lida no encerramento do II Congresso da RJE. “Definir a Identidade Inaciana de forma concreta é uma tarefa complexa, uma vez que somos diferentes: nossas experiências, trajetórias, desafios e ensinamentos são diversos. Entretanto, podemos enxergar de maneira clara características comuns entre nós, como a busca pelo MAGIS, os nossos valores, ideias e os 5C’s. Quando nos encontramos, foi fácil nos conectar, juntos temos um sentimento de pertencimento, o que nos une ainda mais aos princípios jesuítas, e estamos empolgados para, como alunos, ajudar a concretizar esses valores” é o que consta em um trecho da carta. Para ler o documento na íntegra, clique aqui.
Na cerimônia de encerramento, o prof. Fernando Guidini deixou sua mensagem final. “O Congresso permitiu-nos conviver com autores e proponentes de variadas iniciativas pedagógicas, que não podem ser interrompidas pela volta à nossa rotina. A inovação pedagógica há de incidir também neste campo, buscando estruturas de apoio adequadas para manter-nos em contato”, ressaltou. Guidini também agradeceu a participação de todas as delegações dos 17 colégios da Rede que estiveram presentes no evento, além de todos os envolvidos na organização do II Congresso, e anunciou o local da realização da 3ª edição do Congresso, em 2029: o Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS).
“Agradecemos aos que participaram e todos que, no dia a dia, fizeram o cotidiano do Colégio acontecer normalmente. Isso é uma amostra de que nós temos as equipes junto com os educadores, os alunos e as famílias como comunidade educativa que caminha junto”, disse o prof. Dário Schneider em nome de toda a comunidade escolar. “Juntos somos mais fortes e podemos nos fortalecer nessa perspectiva de caminharmos também como Rede Jesuíta de Educação”, finaliza.