Em resposta às provocações do Projeto Educativo Comum (PEC), o Colégio Anchieta vem mobilizando recursos, tempos e espaços com vistas à formação integral de seus alunos. Nos diferentes Anos/Séries, são desenvolvidos projetos que pretendem a formação de um aluno capaz de ressignificar suas experiências, buscando cada vez mais, o desenvolvimento de competências que o permita ser e estar de maneira consciente, compassiva, competente e comprometida na sociedade do século XXI.

A partir do 9º ano do Ensino Fundamental, projetos como o Magis Inovação, o Voluntariado, a Simulação Interna das Nações Unidas (SINU), o Socioambiental e o GVX constituem o portfólio de Projetos de Protagonismo Juvenil no Ensino Médio que pretendem a formação de lideranças inacianas. Nesse sentido, motivados pelo desafio de continuar formando e capacitando novas lideranças, a coordenação do Espaço Magis Anchieta lança nesta semana o Curso de Formação de Lideranças Inacianas para jovens. “Nosso olhar está na continuidade dos Projetos de Protagonismo Juvenil em 2021, ou seja, que no momento do retorno presencial das aulas, sejamos capazes de potencializar nossos projetos de protagonismo, em comunhão com a proposta educativa do Colégio Anchieta”, explica o Coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral do Colégio, professor Márcio Longhi.

Nos últimos anos, esses projetos passaram a integrar o recém-criado Espaço Magis Anchieta, espaço que se constitui em rede com o Programa MAGIS Brasil. Na coordenação do espaço, de maneira compartilhada, alunos e professores referenciais coordenam os projetos, propondo estratégias formativas que fomentem o desenvolvimento de novas lideranças entre seus colegas.

Planejado a muitas mãos, o curso será ministrado de maneira remota, sendo composto por seis módulos articuladas entre si. Temas como trabalho em rede, autoconhecimento, amor, inventividade, heroísmo e a elaboração de um plano de desenvolvimento individual (PDI) serão abordados em dois dias. Ao final do curso, o aluno receberá uma certificação de 30 horas correspondentes às atividades síncronas, assíncronas e o cumprimento do PDI, cujo acompanhamento será feito por orientadores religiosos e educacionais.