Uma oportunidade para pensar nas competências para o futuro, tendências do mercado de trabalho e estratégias para fazer uma boa escolha profissional. Esses foram os temas abordados no painel virtual Visão do mundo do trabalho e os desafios atuais, realizado pelo Colégio Anchieta nesta quarta-feira (24). O evento, voltado aos alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, contou com a participação da professora do curso de Psicologia da Unisinos, Luciane Lindem Gottschalk e o professor e pesquisador na área de Design Estratégico para Inovação Cultural e Social também da Unisinos, Gustavo Borba.

Na abertura do evento transmitido pela plataforma Teams, o professor Cleiton Gretzler, que coordena o Ensino Médio, destacou o desenvolvimento da autonomia dos alunos, principalmente neste período de estudos especiais na modalidade a distância. Destacou como o Colégio vem preparando os alunos para a escolha profissional a partir do oferecimento de atividades de formação complementar na perspectiva do desenvolvimento de novas habilidades e competências.

A professora Luciane, que também trabalha como coaching em orientação de carreira, apresentou uma série de estratégias que podem ser adotadas pelos estudantes no momento da escolha profissional. Segundo ela, é importante buscar informações sobre os cursos, conversar com os coordenadores das graduações e profissionais da área de interesse e conhecer as universidades. Além disso, é fundamental priorizar o autoconhecimento, além de ter a ciência de que pode haver muitos movimentos durante a vida profissional, modificando-a a partir de novas competências adquiridas na trajetória. “Muito mais do que escolhermos uma profissão, precisamos desenvolver competências para a vida e aí sim fazermos escolhas alinhadas a essas competências”, ressaltou.

Já Gustavo, que além de professor também é embaixador do TEDx no Brasil, trouxe um panorama da educação e das competências para o futuro, usando a própria experiência como exemplo. Com formação em Engenharia Elétrica, ele acabou mudando a rota a partir da participação em um programa de iniciação científica ainda durante a faculdade. Ali, descobriu que queria ser professor e trabalhar com pesquisa. Encontrou no Design Estratégico a sua realização profissional.

O professor ressaltou que a geração de hoje precisa desenvolver competências tecnológicas e socioemocionais, pois o futuro do trabalho dependerá dessas duas áreas. Entre as tendências do mercado de trabalho, há ênfase crescente na inovação em busca da qualidade de vida. Gustavo citou ainda elementos importantes a considerar, como o envelhecimento da população, o aumento da expectativa de vida, a preocupação com o meio ambiente, a diversidade e o bem-estar social.

O painel contou com a participação de alunos na apresentação e mediação das perguntas enviadas pelo chat. Nesta quinta-feira, os alunos participam de oficinas sobre as profissões.