No último dia 8 de março, a Direção do Colégio recebeu a visita do Pe. Agustín Moreira, SJ, jesuíta chileno, Administrador dos fundos apostólicos da Companhia e que, atualmente, trabalha na Cúria Geral, em Roma, Itália. Ele esteve acompanhado do Ir. Eudson Ramos, SJ, Administrador da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), e do Pe. Jonas Carvalho, SJ, Administrador Adjunto da BRA. A visita às obras da Companhia de Jesus é uma prática de governança que visa à aproximação e ao diálogo com as equipes diretivas. Além disso, a visita foi uma oportunidade de olhar para a história de 134 anos do Colégio, de conectar as memórias do passado e a paixão pelo presente e de, também, renovar a esperança diante do futuro da nossa missão educativa. Ficou claro que o desafio do tempo presente está em articular a gestão educativa e as práticas pedagógicas com a missão, a visão e o conceito de qualidade educativa como grandes norteadores e horizontes para o colégio de hoje e amanhã.

Ao apresentar o organograma, estrutura organizacional das áreas acadêmica e administrativa, logo chegamos aos números e às incidências práticas para atender o volume de alunos projetado para o ano letivo de 2024. A busca pela qualidade educativa é prerrogativa essencial para o Colégio, uma vez que mais de 51% dos 3.156 alunos matriculados são filhos de antigos alunos. O projeto educativo tem como objetivo a formação integral de estudantes, a identificação e o engajamento dos colaboradores, a parceria entre escola e família, além das inovações pedagógicas e a melhoria dos espaços de aprendizagem, considerados diferenciais a serem preservados. Dessa forma, o resultado operacional é mais do que um número, pois reflete a cultura colaborativa e a atenção à gestão de pessoas e ao clima escolar, pensando no perfil de formação que desejamos aos estudantes. Pe. Agustín reforçou a necessidade do cuidado em relação à estrutura escolar e ao investimento em formação e qualificação profissional. Investir na gestão e qualificação de pessoas é uma forma de manter viva a nossa tradição e de, estrategicamente, buscar a atualização das práticas pedagógicas, tendo em vista as oportunidades e os desafios contemporâneos relacionados a essas práticas e à gestão acadêmica.

Na sequência, a partir da apresentação do mapa do Colégio, foi realizado uma caminhada para situar os visitantes quanto ao investimento em estruturas físicas no campus, tecnologias educacionais, sistema de monitoramento e segurança, melhorias e reformas – processo em sintonia com planejamento estratégico, apresentação de projetos e ações para o período de 2023-2025 –, tendo em vista a projeção para o futuro.

Como diz o ditado: “As falas comovem, mas a realidade convence”. A partir dessa premissa, caminhamos pelos espaços, aplicando os cinco sentidos, como nos diz Santo Inácio: ver as pessoas, ouvir o que dizem, como se portam, o que fazem. Em destaque, a entrada em uma sala de aula da Educação Infantil, turma do IA, e o diálogo com uma turma do 5º ano, surpresa que proporcionou diálogo e demonstrou interesse dos estudantes quanto à equipe visitante. Após, como forma de aproximar história e memória de 134 anos do Colégio, visitamos o Museu Anchieta que reúne ciência, arte e espiritualidade, legado da tradição e inovação em continuar “ensinando a pensar” e preparar o futuro.

O encontro foi uma demonstração do compromisso contínuo do Colégio Anchieta no preparo dos estudantes para o futuro, mantendo-se fiel aos princípios e valores da Pedagogia Inaciana, buscando constantemente a inovação e a excelência educacional.