O ano letivo inicia no dia 18 de fevereiro e deverá seguir modelo híbrido

A menos de um mês do início das aulas do Colégio Anchieta, muitas famílias já vêm se preparando para o retorno, que em 2021, terá aulas diárias mesclando os formatos presencial e remoto (híbrido), organização que atende aos protocolos sanitários previstos pelo Município e Estado. A expectativa é que essa retomada seja mais tranquila, já que as crianças e os jovens estão mais habituados com as tecnologias e os ambientes virtuais de aprendizagem propostos. Um espaço favorável para o ensino em casa também é um grande aliado das famílias nesse recomeço e todo esforço e apoio são fundamentais neste período.

Após perceber que a pandemia não duraria apenas 15 dias, a professora Nádia Jacqueline Breuer e o marido Denis Breuer identificaram a necessidade de criar um espaço adequado em casa para os momentos de aulas síncronas, assíncronas e leituras dos filhos, respeitando a individualidade de cada um. Assim, juntos, idealizaram um espaço acolhedor, convidativo e organizado, dispondo de todos os materiais que precisariam para as aulas, valorizando a autonomia de ambos. “Enquanto mãe e professora, priorizei que meus filhos percebessem esta necessidade, considerando que esta organização iria propiciar maiores ganhos no processo de aprendizagem. Sempre através do diálogo, explicando a eles que, mesmo de casa, estes hábitos são necessários e importantes, assim como nas aulas presenciais com as professoras dentro do espaço escolar”, explica.

A Coordenadora de Unidade de Ensino da Educação Infantil ao 5º Ano do Colégio Anchieta, Tatiane Ayala Waldow, destaca o papel fundamental da família no apoio à aprendizagem. “Esse apoio extensivo ao projeto educativo da escola é o que garante o sucesso na aprendizagem dos alunos. Isso desde sempre. Claro que nesse momento há um investimento maior em função da questão tecnológica, do acesso, da presença da família e do incentivo, mas todos serão beneficiados. O estudo, o ensino, ganhou um espaço maior dentro do ambiente familiar, uma valorização maior”, ressalta.

Mais preparados para enfrentar o novo ano que vem por aí, Nádia está esperançosa, pois acredita que a produtividade de seus filhos será maior, já que estão mais acostumados com as aulas on-line e as ferramentas disponibilizadas pelo Colégio como o Moodle e o Microsoft Teams. “Enquanto família, nos sentimos muito acolhidos e percebemos a preocupação da escola em fornecer uma plataforma completa para os estudos das crianças ao adquirirem para todos os estudantes as licenças do Office 365”, conclui.

Preparação dos professores e novidades do Grêmio Estudantil

Assim como as famílias, o Colégio também se prepara para o novo ano letivo com as melhorias no campus, o investimento em recursos e a formação de professores. “Aprimoramos o sistema de som para que os alunos que estejam assistindo as aulas on-line tenham melhor qualidade de interação. Para as equipes acadêmicas e de atendimento, compramos 100 novos computadores que responderão às necessidades deste modelo pedagógico. Pensando em tudo o que vivemos em 2020 e buscando construir um 2021 com maior assertividade, estamos realizando capacitações dos professores e das equipes dos serviços acadêmicos em diferentes ferramentas educacionais”, conta o Diretor Acadêmico, Dário Schneider.

Imagem do projeto do novo espaço do GEA que poderá ter pequenos ajustes até a conclusão.

Além disso, o Grêmio Estudantil Anchieta (GEA) vai ganhar um novo espaço no Prédio A, com sistema de som integrado, novo mobiliário e layout sugerido pelos alunos, a partir das necessidades percebidas por eles. “Estamos muito animados com esse retorno, com altas expectativas, porque teremos a honra de sermos os primeiros a poder usar esse novo espaço. E também porque participamos da construção, pudemos opinar, fomos muito ouvidos pela Direção”, destaca a presidente do GEA, a aluna Isabela Helmann. Segundo ela, um dos principais projetos desta gestão é se unir com a gestão anterior, que não teve oportunidade de fazer o que planejava em função da pandemia, para organização do FICA (Festival Interno da Canção Anchietana).