“A Educação sempre foi e continua sendo cultura de vida, de humanidade, de legado da nossa história humana e social em constante transformação. É preciso ter ousadia e coragem para educar em tempos incertos diante de futuros possíveis. Essa é a razão da frase que marca nosso posicionamento institucional e propósito educativo de continuar ensinando a pensar e preparar o futuro. Nesse sentido, o presente é futuro que desejamos viver intensamente”, explica o Diretor Acadêmico, Dário Schneider, que junto com o Coordenador de Unidade de Ensino de 6º Ano ao Ensino Médio, Cleiton Gretzler, e o Coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral, Márcio Longhi, escreveu o capítulo 10 do livro, intitulado A Pedagogia da Companhia de Jesus: da tradição à inovação. Os desafios e as oportunidades da retroalimentação da prática docente.
O artigo aborda o projeto de melhoria Acompanhamento das Atividades Docentes, implantado no Colégio Anchieta em 2017 após a etapa de Autoavaliação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar, da FLACSI, e que tem como objetivo o acompanhamento docente a partir de indicadores de aprendizagem. Os instrumentos utilizados – observação da prática docente, feedback do orientador pedagógico para professores e elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e do Plano de Desenvolvimento de Ano ou de Área (PDA) – pretendem orientar professores e coordenadores, potencializando ações mais assertivas, “com resultados mais eficazes, em um processo contínuo de retroalimentação da práxis, com dados e mensuração de resultados que impactam diretamente na aprendizagem de todos os estudantes”. (GRETZLER; SCHNEIDER; LONGHI, 2020, p. 17).
O livro Educação em Tempos Incertos foi organizado pelo Pe. José Manuel Martins Lopes, SJ, Ana Paula Pinto, Maria José Ferreira Lopes, Artur Ilharco Galvão e Paulo C. Dias e editado pela Editora Axioma. Mais informações aqui.