Anualmente, o intervalo das férias escolares representa um intenso período de atividades no Colégio Anchieta. Durante as semanas de recesso das aulas, equipes de trabalho realizam novas obras e melhorias, sempre com o objetivo de garantir um início de ano letivo repleto de razões para celebrar. Confira abaixo algumas das novidades que preparamos para a comunidade neste ano!

Nova estrutura do Portão 5

Quem chega pela Nilo Peçanha já pode ver a nova estrutura do Portão 5, que desempenha um papel estratégico na rotina escolar do Colégio. O acesso representa uma interface prioritária para as famílias, entregas de materiais e serviços, além de atender a demanda de todos os passeios dos estudantes. Para otimizar a sua funcionalidade, a nova infraestrutura conta com alta tecnologia, como câmeras de vigilância com inteligência artificial e sistemas de controle de acesso. Essa gestão dos portões, aliada a um sistema de embarque e desembarque organizado, permite que o Colégio Anchieta mantenha um ambiente seguro e funcional para toda a sua comunidade ao mesmo tempo em que enfrenta os desafios logísticos de uma escola com alto fluxo de tráfego interno.

Educação Infantil

Na Educação Infantil, uma das novidades é a expansão do Projeto InterAção para os três níveis: A, B e C. Além disso, agora a atividade de Formação Complementar poderá iniciar às 7h30 da manhã. Para saber mais, clique aqui. Já na estrutura física, o destaque fica por conta das telas de proteção mosquiteira instaladas nas janelas e portas, além da adição de gangorras a uma das pracinhas.

Fundamental I

Reforçando o compromisso da Instituição em proporcionar um ambiente inclusivo e seguro para todos os seus membros, a instalação do primeiro elevador do Prédio B, do Fundamental I, deve ser concluída no mês de março. “Este investimento não apenas facilita o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida, mas também promove uma cultura de respeito e igualdade, onde todos os alunos, professores e funcionários podem participar plenamente das atividades educacionais e extracurriculares, sem barreiras físicas”, explica a coordenadora do setor Comunitário, Cristina Guzinski. Inicialmente, apenas o prédio B2 (estrutura nova) receberá o recurso de acessibilidade. No futuro, o planejamento também inclui instalação de um elevador no Prédio B1 (estrutura antiga).

Fundamental II e Ensino Médio

Diante dos avanços tecnológicos que caracterizam a nova realidade, é crucial reconhecer que a lógica do mundo digital deve integrar-se às habilidades coletivas esperadas dos estudantes neste cenário global em evolução. Sabendo disso, o Colégio adquiriu 580 novos computadores portáveis para os segmentos do Fundamental II e Ensino Médio. Com esse investimento, a Instituição já soma mais de 3 mil dispositivos eletrônicos disponíveis para uso em sala de aula. Os laboratórios de física, química e biologia também foram atualizados com novos projetores LED.

Os livros digitais e os demais recursos oferecidos pelos dispositivos e pelas plataformas adotadas são ferramentas tecnológicas que enriquecem o ambiente educacional. Segundo o Coordenador de Unidade de Ensino do Fundamental II e Ensino Médio, Cleiton Gretzler, “eles não excluem as práticas tradicionais da instituição, como debates, reflexões, aulas expositivas, atividades impressas, trabalhos em grupo e metodologias ativas, entre outras ações, mas ocorrem concomitantemente e acrescentam novas possibilidades de aprendizagem”.

Além dos recursos presentes nos computadores, o uso dos dispositivos tecnológicos para as atividades educacionais no Fundamental II e Ensino Médio envolve o acesso aos livros digitais e aos recursos interativos vinculados às respectivas editoras de cada segmento, SOMOS Educação e Santillana. Ademais, os alunos do Ensino Fundamental II também têm acesso às EdTechs e recebem os livros físicos de Língua Inglesa em decorrência da implementação do Currículo Bilíngue Integrado (CBI).

É importante ressaltar que, desde a mudança para o digital, os professores, os alunos e as famílias contam com o apoio da equipe de Tecnologia Educacional (TE) no uso das plataformas dentro e fora da sala de aula.  A cada início de ano letivo, eles também recebem capacitações periódicas para uso do software. Além disso, desde 2023 foi implementada a função do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) de Tecnologia para fomentar a inovação dentro da instituição e auxiliar os professores e as Equipes de Série na jornada de excelência acadêmica e humana.

Mais novidades

Outros espaços também foram contemplados com investimentos. O Ginásio de Esportes recebeu novas janelas e portas, o piso do Ginasinho foi trocado e no campo, o gramado foi renovado. Na Formação Complementar, a novidade é a destinação de 25 notebooks gamers aos laboratórios de Robótica e Jogos Digitais. Os espaços de convivência da comunidade anchietana também receberam atualizações: o Morro do Sabiá passou por diversas melhorias e, em Vila Oliva (Caxias do Sul), a estrutura do novo Ginásio de Esportes já pode ser vista de longe.

Proteção virtual ganha reforço

Um dos desafios da tecnologia é a constante necessidade de manutenção. Sabendo disso, o Colégio Anchieta mantém-se atento e pratica uma visão moderna para as mudanças globais, tecnológicas e digitais. Em 2024, uma das importantes melhorias no campo da proteção e da segurança foi a aquisição de um firewall próprio. A ferramenta garante a segurança da rede dados da Instituição e “oferece diferentes funcionalidades, tais como o controle de acesso, a filtragem de pacotes, a detecção e a prevenção de intrusões, a proteção contra vírus e malware e o monitoramento do tráfego de dados”, explica o Supervisor do Setor de Tecnologia da Informação, Antônio Fortunato. Embora seja invisível para a maioria dos usuários, o reforço na proteção cibernética reflete a seriedade que a Instituição mantém em relação à Lei Geral de Proteção de Dados e à Segurança da Informação.