Os projetos culturais presentes nas escolas jesuítas abrangem uma variedade de iniciativas que buscam promover a compreensão intercultural, incentivar a expressão artística e estimular o envolvimento dos estudantes na comunidade. Portanto, na perspectiva da interculturalidade e das vivências significativas e contextualizadas, os estudantes do 2º ao 5º Anos participaram de um intercâmbio cultural ao longo do ano letivo de 2023.

Durantes meses, os alunos construíram diferentes materiais para apresentar o Colégio, a cidade em que moram e outras informações sobre o Brasil aos colegas das escolas jesuítas Gesu School, na Philadélphia, Instituto Cultural Tampico e Instituto Oriente em Puebla, no México e da instituição parceira Tettenhall College, na Inglaterra. Desta forma, exercitaram a Língua Inglesa ao mesmo tempo em que desenvolveram as suas capacidades de colaboração e cooperação. As temáticas abordadas no projeto intercultural foram relacionadas ao conteúdo trabalhado em sala de aula, tanto nas disciplinas de Língua Inglesa quanto nas aulas em codocência, realizadas na perspectiva do Currículo Bilíngue Integrado (CBI).

No processo de ensino e aprendizagem, foram trabalhadas as habilidades de expressão oral, compreensão leitora e auditiva e produção escrita. “Além, claro, da competência linguística, o ensino da Língua Inglesa tem como um dos principais objetivos formar cidadãos globais que sejam comprometidos, compassivos, conscientes e criativos”, explica a professora Juliana Brundo, que atua como Representante de Área do Ensino Fundamental I.

O 2º ano realizou o projeto após a leitura do livro Same, Same but diferente, de Jenny Sue Kostecki-Shaw. Para apresentar a escola e seus diferentes espaços, os estudantes preencheram um mural virtual com fotografias e desenhos autorais.

O 3º Ano, que tradicionalmente estuda a cidade de Porto Alegre a partir de diferentes perceptivas, participou do projeto com a construção de um mural virtual intitulado “Porto Alegre é Demais”.  No espaço, apresentaram a capital gaúcha com pequenos textos em inglês, desenhos e fotografias.

Já 4º ano se aventurou por uma plataforma de vídeos para apresentar os biomas, ecossistemas e cadeias alimentares do Brasil aos colegas das instituições internacionais. Por fim, os estudantes do 5º Ano criaram uma apresentação virtual para contar em detalhes, por meio de fotografias, textos e vídeos, quais são os games praticados em sala de aula.

2º Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano

No fim do ano letivo de 2023, todos os trabalhos produzidos pelos anchietanos foram enviados à Gesu School, Instituto Cultural Tampico, Instituto Oriente e Tettenhall College para apreciação em sala de aula. Agora, na continuidade do intercâmbio cultural, essas instituições de ensino também enviarão os materiais produzidos pelos seus estudantes para o Colégio Anchieta.

Estudantes do 4º Ano da Tettenhall College

Na busca pela formação integral e intercultural de nossos estudantes, as escolas jesuítas se unem, partilhando não apenas materiais, mas também valores e experiências enriquecedoras. Que esse intercâmbio seja uma semente para a compreensão mútua, solidariedade e aprendizado contínuo.