O ano letivo iniciou no último dia (13) e na quinta-feira (14) o Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (SOREP) do Colégio Anchieta, se reuniu junto ao corpo docente para discutir o uso da Campanha da Fraternidade 2024 como ferramenta educacional.

A educação jesuíta, historicamente, tem como base os princípios da justiça social, solidariedade e promoção do bem comum. Nesse sentido, a Campanha da Fraternidade é integrada aos programas educacionais das escolas jesuítas, proporcionando aos alunos oportunidades de aprendizado sobre temas relevantes para a sociedade brasileira, além de trazer reflexão para a comunidade escolar sobre as desigualdades sociais, a preservação do meio ambiente, os direitos humanos, entre outros temas pertinentes.

A Campanha da Fraternidade, deste ano de 2024 traz como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). “O texto do Papa Francisco acerca da campanha, trata sobre resgatar a beleza das relações, e isso nos leva a refletir sobre nossa relação com os alunos e o quanto estamos dispostos a recebê-los”, explicou o professor Márcio Longhi, do SOREP.

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Igreja Católica no Brasil que ocorre todos os anos durante o período da Quaresma. A mensagem visa conscientizar a sociedade sobre questões sociais, econômicas, políticas e ambientais. Dentro da educação jesuíta, a Campanha da Fraternidade possibilita reflexões e ações dentro das instituições de ensino. “Buscamos a excelência humana e acadêmica, para mais tarde desenvolver o indivíduo que pensa no outro com compaixão, empatia, temos que plantar a sementinha e assim derrubar muros e criar pontes”, explicou a professora Luciane Santos, do Serviço de Orientação Educacional (SOE).