Um dia para experienciar o exercício de cidadania. Foi assim a quarta-feira (08) dos estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental I, que elegeram seus representantes de turmas por meio de uma votação em urnas eletrônicas. A atividade faz parte do Projeto Representantes de Turma, desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional, que contempla alunos do 3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I com diferentes atividades voltadas ao desenvolvimento da cidadania.

“A escolha de representantes de turma é uma das atividades sobre o conteúdo de Estudos Sociais mais importantes no 3° Ano do Ensino Fundamental, pois ela promove a aprendizagem sobre os direitos e deveres dos cidadãos na sociedade: a reflexão, o diálogo e o protagonismo dos alunos”, explica a Orientadora Educacional do 3º Ano, Eliane Silveira.

Neste ano, a Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), vinculada ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), retornou ao Colégio para acompanhar todo o processo de votação. Além de disponibilizar o uso das urnas eletrônicas para a atividade, o órgão indicou servidores para auxiliarem os alunos em suas funções como mesários e fiscais, mostrando como funciona na prática uma seção eleitoral.

A primeira parte da atividade consistiu em uma conversa com a Orientadora Educacional do 3º Ano, Eliane Silveira, para relembrar a importância da atividade. Em seguida, os estudantes puderam aprender mais sobre as eleições diretamente com os servidores do TRE-RS, que também responderam a questionamentos sobre o que é a urna eletrônica e o que é a Justiça Eleitoral, entre outras coisas.

Já a votação ocorreu no Auditório 1, onde foi montada a estrutura para os mesários fazerem a conferência do cartão de identificação dos alunos e, logo após, o encaminhamento para a cabine de votação. Após esse momento, os resultados já foram computados e divulgados na cerimônia de diplomação dos eleitos.

Eliane Silveira conta que “a experiência significativa e diferenciada promovida pela atividade ultrapassa o ambiente da escola, envolvendo também as famílias por meio da realização de atividades de casa sobre o significado do voto consciente, do auxílio na elaboração dos cartazes para a eleição e dos relatos a partir da vivência da votação na urna eletrônica”. Por fim, a escolha é apenas uma das ações do projeto. Após eleitos, os representantes de turma iniciam suas atuações junto ao SOE e ao SOREP, o que inclui fazer reuniões, executar atividades e participar de campanhas de solidariedade.