Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade. Não é tarefa fácil, mas os estudantes do 7º Ano têm usado ferramentas inovadoras para aplicar o conceito a uma atividade escolar: a construção de uma casa sustentável produzida de forma interdisciplinar.

A ideia surgiu durante uma aula de Conexões Interdisciplinares, na qual os estudantes tiveram conhecimento sobre uma “casa de bonecas” produzida por alunos de uma escola catarinense. “O grupo adorou a ideia trazida pela professora de Artes, e imediatamente começamos a pensar no que precisaríamos e como solicitaríamos à escola um espaço para a confecção da casa e verbas para alguns materiais”, recorda a Orientadora Pedagógica do 6º e 7º anos EF II, Patrícia Gomes.

A motivação dos educadores e dos estudantes envolvidos no projeto está na possibilidade de inserir ações sustentáveis e posturas de preservação em seus cotidianos, uma vez que o cuidado com a Casa Comum é tema de reflexão do componente curricular no qual o projeto está sendo realizado.

Os estudantes planejaram toda a estrutura externa e interna da casa sustentável. Para isso, trabalharam com a metodologia do Design Thinking, estratégia de trabalho aplicada no componente curricular de Conexões Interdisciplinares do 6º e 7º Anos que envolve professores de todas as áreas. A abordagem “visa à solução de problemas complexos centrados no usuário e estruturado em quatro etapas: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento”, explica Patrícia.

Para a imersão, a primeira etapa da construção, foi utilizado o recurso tecnológico do Discovery Education, embarcada no chromebook de uso dos estudantes, em que se trabalha com projeção de soluções para problemas reais e sociais. As outras etapas foram contempladas na elaboração da maquete de cada espaço da casa: paredes, teto, móveis, captação da água, divisão do lixo e composteira.

Outra etapa do projeto é a confecção de móveis no Espaço Maker, como poltronas, prateleiras, vasos, mesa e cristaleira. Conforme explica o auxiliar de laboratório Filipe Carvalho, que acompanha os estudantes e os professores nas atividades desenvolvidas dentro do Espaço Maker, “cada parte da casa está sendo projetada com a intenção do reaproveitamento”. Por este motivo, “os alunos estão procurando utilizar 100% de materiais sustentáveis”, completa. Nesse espaço, voltado às novas práticas de ensino que utilizam a tecnologia digital e os diferentes recursos para construir outros materiais, os estudantes confeccionam os móveis com suporte de diferentes ferramentas, como a máquina de corte a laser.

Por fim, após a montagem da estrutura do imóvel, os professores têm levado suas turmas à casa para iniciarem a construção dos projetos realizados. Esta é uma das etapas mais empolgantes, afinal, “nesta idade, há uma emoção especial no hands on, na possibilidade de visualizar concretamente aquilo que se projetou”, explica Patrícia. Em breve, a casa sustentável estará completa, e os estudantes, agora inspirados pelo projeto interdisciplinar, estarão mais conscientes para replicar as diferentes possibilidades de cuidado com a Casa Comum dentro de seus próprios lares.