Na última quarta-feira (01), o Grêmio Estudantil Anchieta (GEA) reuniu-se com os alunos do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental I para falar sobre a importância da representatividade dentro e fora do Colégio, reafirmando a importância da formação para a cidadania, para agir colaborativamente e para pensar no bem comum promovidos pelo Colégio em busca de uma educação de excelência.

No bate-papo, os estudantes que integram o Grêmio Estudantil contaram como funciona a organização e qual a sua função como representante do interesse dos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. Além disso, também passaram a entender que, junto às responsabilidades, também vêm algumas frustrações e a necessidade de saber lidar com as emoções. “É preciso ter paciência, resiliência e saber ouvir”, resumiu a presidente do GEA, Catarina Aragón.

“Fico feliz de poder usar nosso trabalho como fonte de inspiração para uma juventude que vai vir, com certeza, lotada de ensinamentos e com uma base muito legal para serem futuros representantes do Grêmio Estudantil”, conta Catarina, que está à frente da gestão desde março deste ano. “Aprender sobre essa representatividade desde cedo estimula valores emocionais, de liderança, de gestão, de organização, de empatia e diversos outros que vão ser indispensáveis durante toda a vida”, finaliza.

Para Márcia Schivitz, orientadora educacional do segmento, o encontro “foi uma verdadeira aula de cidadania e de intercâmbio de ideias e emoções”. Os alunos do 4º e 5º Anos puderam se projetar para o futuro tendo como modelos os estudantes do Ensino Médio, “que, com muita afetividade e empatia, contaram sua experiência de crescimento pessoal, desenvolvimento da autonomia, respeito às diferenças e cuidado com o bem comum”, completa.

O encontro faz parte do projeto Eleição de Representantes, promovido durante o primeiro semestre pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) no Fundamental I. A atividade “possibilita desde muito cedo o envolvimento ativo dos estudantes na comunidade, incentivando o seu protagonismo e a formação de lideranças”, explica Márcia.

Dando continuidade ao projeto, agora cada turma deve organizar chapas para concorrer à eleição na sua turma. Depois de eleitos, durante todo o ano os representantes realizam reuniões com o SOE, em que compartilham ideias e propostas de ações comuns para a melhor convivência e qualificação do ambiente, bem como dos projetos pedagógicos. Esses grupos de estudantes são denominados como GEA jr.