Desde o domingo, dia 15, os Delegados de Educação estão reunidos no Jesedu-Rio2017, Congresso Internacional de Delegados de Educação da Companhia de Jesus, que está sendo sediado no Centro Cultural João XXIII, no Rio de Janeiro. Além dos Delegados, também participam os membros do Comitê Internacional do Apostolado Educativo Jesuíta (ICAJE) e outros representantes da Companhia de Jesus.

O Jesedu Rio-2017 é organizado pela Federação Latino-Americana de Colégios Jesuítas (FLACSI) e pela a Rede Jesuíta de Educação (RJE) e tem como desafio criar uma agenda comum para o trabalho educacional em nível global, formulando respostas para os principais assuntos do Congresso: Tradição: um chamado à inovação; Nossa experiência de Deus: em diálogo com os diversos olhares; Cuidando da nossa casa comum: ecologia e justiça social.

A preparação para o encontro iniciou nos meses de março e abril, durante o Congresso Virtual.

Inovação é o tema da primeira palestra

O primeiro palestrante de ontem, dia 16, foi David Laughlin, presidente da St. Louis University High School em St. Louis, Missouri (EUA), com o tema Tradição: um chamado à inovação. David enfatizou que a inovação está no cerne da Companhia de Jesus, refletindo sobre como usamos a inovação e nos adaptamos de acordo com a nossa história à medida que avançamos. Segundo ele, somos chamados para revisitar a estrutura do passado como um elemento essencial para determinar como a Companhia continuará a servir a sua missão educacional.

Após a apresentação de David, os participantes discutiram o tema, concordando que a diversidades dos contextos locais não deve ser um obstáculo para a inovação, nem um obstáculo para o aprofundamento das relações dentro da rede de colégios jesuítas. Além disso, o discernimento foi identificado como elemento fundamental para continuar a enriquecer a missão educacional da Companhia entre todos os atores da comunidades educativas.

Outros elementos compartilhados entre os participantes incluíram as estruturas organizacionais dos centros educacionais, a ênfase na direção que se quer tomar em relação à inovação, exemplos concretos de inovação educacional e a importância de manter os elementos centrais da tradição jesuíta para iluminar processos de inovação.

Fonte: Matthew Ippel – Educate Magis
Fotos: Educate Magis