No último dia, 15 de setembro, as lideranças de 14 Unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) participaram do evento “A criatividade e a colaboração para inovação bilíngue: Unisinos e Eduall juntos para formar cidadãos globais”, no campus da Unisinos de Porto Alegre (RS). Na mensagem de boas-vindas, o diretor da RJE, professor Fernando Guidini lembrou que, desde 2012, ocasião do Encontro dos Delegados de Boston (EUA), em 2017, no Rio de Janeiro (RJ), e mais recentemente, em 2021, em Yogyakarta (Indonésia), a Companhia de Jesus tem provocado a uma educação inovadora que tematize as questões bilíngues em seu currículo. “Nesse sentido, a RJE foi dando passos de qualificação curricular, com revisões de suas matrizes, tempos e espaços do aprender. A partir do Projeto Educativo Comum (PEC) fomos respondendo com maior profissionalismo, enfatizando tais aprendizagens e gerando evidências a esse respeito.  Em 2019, iniciamos diálogos mais sistemáticos com a Unisinos, articulando-nos com o U-Education. Juntos, construímos um programa mais do que bilíngue, um programa que tematiza um currículo integrado, focado na cidadania global”, destacou.

Após cinco anos, 15 colégios da Rede estão envolvidos com o projeto, com aproximadamente 20 mil estudantes impactados e 60 diretores. Além disso, mais de 250 professores já realizaram a formação e cerca de 700 estão em andamento. “Nesse tempo transcorrido, três aspectos de análise que, desde essa parceria, avançamos juntos: o olhar sobre a gestão, a qualificação e integração curricular e o acompanhamento docente. Esses cinco anos de história nos lançam ao futuro, um futuro com ar de liberdade para o avanço das aprendizagens que nos identificam como rede. A educação inaciana precisa responder aos desafios do presente, dando saltos de qualidade e nos provocando à vida em um mundo melhor. Nossos colégios são referência em educação nos lugares onde se situam e o nosso compromisso é com a excelência. Avancemos em uma atitude de fidelidade criativa, trilhando, juntos, um caminho de transformação”, completou.

Os participantes fizeram um tour guiado pelo campus da Universidade, com o objetivo de compartilhar vivências sobre os espaços como provocadores e potencializadores para aprendizagem e fomentar um olhar para o incentivo constante à inovação, utilizando estratégias pedagógicas que fomentem transformações e movimentos.

A professora da Unisinos Luciane Wolff ministrou a palestra “Projetando ambientes de colaboração na escola”. Logo após, Cristiane Schnack, gerente de Desenvolvimento de Ensino e professora do curso de Letras, falou sobre “Recursos e ferramentas para construir engajamento e fomentar aprendizagem em educação bilíngue”. Por fim, os participantes puderam conhecer a parceria da Unisinos Education com a Eduall, uma solução exclusiva de ensino de inglês com abordagem bilíngue que oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue. Baseando-se nos conceitos de building blocks e de aulas gamificadas, Eduall possibilita que os estudantes aprendam a língua inglesa em conjunto com outros conteúdos.

Para o diretor acadêmico do Colégio Anchieta (RS), Dário Schneider, o trabalho realizado pelas equipes pedagógicas e pelos professores com a U-Education, capacitando-os para o planejamento e as aulas em codocência, bem como a análise e escolha dos materiais da área da Língua Inglesa, tem sido de grande reconhecimento pelas famílias. “É possível perceber avanços metalinguísticos e a qualificação da aprendizagem dos estudantes”, explica ele.

Grabrielly Falcão, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais do Colégio Santo Inácio, de Fortaleza (CE), destacou a importância na formação de cidadãos globais. “O Colégio, em parceria com a U-Education, implementou o programa Bilíngue em sua matriz curricular, trazendo inovação a partir de uma proposta de integração curricular para a formação de pessoas comprometidas, criativas, compassivas, conscientes e competentes,  capazes de criar pontes e diminuir as barreiras existentes entre as diferentes culturas”.

Importante destacar que, nesse processo, os pais já conseguem observar a familiaridade dos filhos com a língua inglesa nas aulas de música, educação física e demais especializadas. “Temos percebido que a Isadora curte as aulas e tem aprendido bastante. Eventualmente, em momentos aleatórios do dia, somos surpreendidos com ela cantando alguma uma música infantil, e o legal é que a pronúncia é ótima. Também gosta de saber os nomes dos animais, as cores, os números etc. Estamos felizes com os resultados, e por saber que ela está adquirindo conhecimentos importantes para o futuro de uma forma leve e divertida”, constata a auditora pública Aline de Lima Riccardi, mãe da pequena Isadora, aluna do nível B, da Educação Infantil do Colégio Anchieta, de Porto Alegre.

U-Education

A Unisinos constituiu, em 2019, uma equipe de professores para o desenvolvimento de um programa de assessoria às escolas de educação básica com foco na construção e implementação de currículos bilíngues: a U-Education. Como diferencial está a construção de um processo colaborativo que valoriza a identidade de cada colégio atendido pelo programa, que se organiza a partir de três pilares: formação, curadoria e acompanhamento. A formação tem como público-alvo gestores, educadores e colaboradores de cada colégio. No caso da formação, o foco é o desenvolvimento de competências de gestão e de docência para o desenvolvimento de práticas e a atuação em escolas com currículo bilíngue em contextos multilíngues.

A parceria firmada entre a RJE e a Unisinos acontece no contexto do Programa Cidadania Global da Rede Jesuíta de Educação. O programa traz para a Unisinos, a oportunidade para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, novos recursos tecnológicos, entre outros, articulando diferentes setores da Universidade para a busca pelo melhor atendimento a todas as dimensões trabalhadas.

Fonte: Unisinos