O Museu Anchieta de Ciências Naturais está participando da 12ª Primavera dos Museus: Celebrando a Educação em Museus, com a exposição Os Quadros Parietais do Museu Anchieta de Ciências Naturais.

Em 2018 celebramos os 200 anos de museus no Brasil, data que marca a criação da primeira instituição museológica brasileira, o Museu Nacional/UFRJ, localizada no Rio de Janeiro. Entretanto, neste ano também testemunhamos a triste destruição do prédio dessa instituição e de grande parte de seu acervo. Essa tragédia nos leva a refletir sobre as circunstâncias presentes, sobre o que há para celebrar nesta Primavera dos Museus e como orientar nossos trabalhos daqui em diante.

Museus são espaços múltiplos e dinâmicos que assumem importantes funções na guarda do patrimônio museológico e das memórias, no fortalecimento da cidadania e das noções de pertencimento e identidade, no respeito à diversidade e à valorização da cultura. Deste modo, convidamos todos a refletirem sobre a dimensão educativa dos museus em todos os seus aspectos.

A exposição, que ocorrerá entre os dias 17 e 28 de setembro, no saguão do Prédio A, conta com uma seleção de quadros parietais do acervo didático do antigo Museu de História Natural do Colégio Anchieta, atualmente denominado Museu Anchieta de Ciências Naturais.

Os quadros parietais (para exposições em paredes) foram instrumentos pedagógicos utilizados em sala de aula entre a segunda metade do século XIX e as décadas iniciais do século XX, para auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Os quadros continham a representação gráfica de determinados conteúdos escolares numa superfície que facilitava a observação dos alunos. Esses materiais tiveram uma grande importância para o ensino de História Natural e Ciências, exibindo imagens que seriam difíceis de visualizar de outra maneira naquela época.

Venha ao Colégio Anchieta conhecer e refletir sobre a história da educação no nosso país!

Fonte: Museu Anchieta de Ciências Naturais